FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Donald Trump pode ser 'travado' por lusodescendente
2016-03-21
Matt Borges pode mesmo ser um dos poucos capazes de impedir que Trump seja nomeado candidato do Partido Republicano às presidenciais de 8 de novembro.

Com raízes portuguesas, Matt Borges é o Presidente do Partido Republicano no Estado do Ohio e pode mesmo ser uma das poucas figuras politicas nos Estados Unidos da América (EUA) capaz de impedir que Donald Trump seja nomeado candidato pelo partido. Em entrevista ao Expresso, Matt Borges declara que a solução passa por ignorar o voto popular. É importante relembrar que o Estado do Ohio chega a ser o sétimo mais populoso dos EUA com um total de 11,5 milhões de habitantes. O dirigente do Ohio é um dos 6000 descendentes de emigrantes portugueses que escolheram aquele Estado para viver e procurar uma vida melhor. Confessa que sabe pouco sobre os seus antepassados portugueses e que guarda consigo uma Bíblia traduzida em português e uma camisola da seleção nacional de futebol, que veste para torcer por Portugal sempre que há um Europeu ou um Mundial. 

A situação começou a complicar-se para o magnata americano, que perdeu o Estado do Ohio para o seu rival John Kasich, que conquistou a totalidade dos delegados deste estado (66), o mesmo onde é governador. Apesar de tudo, Donald Trump continua a liderar as primárias, mas será bastante difícil conseguir tornar-se candidato à presidência sem o apoio do Ohio. Contudo, ainda faltam votar 23 Estados e territórios e a luta está longe de chegar ao fim. Em segundo lugar nas primárias encontra-se ainda Ted Cruz, pertencente à ala radical do partido, assim como Trump. A questão é que com três candidatos tão fortes e ao analisar o resultado da primeira volta, torna-se cada vez mais complicado um destes candidatos conseguir conquistar a maioria absoluta.

 

Ler artigo completo no Blasting News, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades