"Não estava à espera de uma tal distinção. Fiquei mesmo estupefacto e muito feliz porque de todas as condecorações que tive, foi esta que mais me emocionou, que mais me tocou. É o reconhecimento das imagens que fiz em solidariedade com o povo português e que fui transmitindo para denunciar a humilhação feita a um povo e as condições sórdidas nos bairros de lata", disse o fotógrafo à Lusa.
A 11 de junho, no dia em que vai receber a insígnia pelo Presidente da República em Champigny, a cidade onde outrora fotografou os "bidonville", o fotógrafo franco-haitiano, vai levar um cravo no chapéu como o que trouxe de Portugal depois de ter coberto o 1º de maio de 1974.
"A única palavra que conheço [em português] é obrigado. Obrigado ao povo português. É o meu povo. Tornei-me um português graças a toda esta aventura. É um povo digno, filho dos grandes descobridores. Uma civilização extraordinária", sublinhou o artista de de 89 anos.
Para Gérald Bloncourt o fotojornalismo é uma forma de militância depois de ter sido expulso do Haiti, no final dos anos 40, por razões políticas. Foi ao colaborar com jornais franceses de esquerda, como o "L`Humanité" e "La Vie Ouvrière", que descobriu os bairros de lata portugueses, nos arredores de Paris, a começar pelo de Champigny, onde foi confundido com um polícia na primeira noite de reportagem.
"Obrigaram-me a entrar numa barraca. Cá fora era só lama, lá dentro era pobre. Tirámos os sapatos e foram buscar o chefe do bairro. Quando chegou disse-me: "Que fazes aqui?!" Era um operário da Renault que eu conhecia bem. Deu-me um abraço, bebemos um porto e fui integrado", continuou.
Gérald Bloncourt quis ir mais longe e decidiu acompanhar os portugueses de perto e fazer com eles uma parte da chamada viagem "a salto", marcada por "enxurradas e as dificuldades em caminhar, com os sapatos a desgastar rapidamente".
"Conheci um dos passadores a quem paguei e que me deu um ponto de encontro em Espanha. Passámos de Espanha a França a pé, à noite. Por vezes, escondíamo-nos porque havia a guarda espanhola e a polícia francesa e era preciso esconder-se. Passámos mas de forma muito difícil porque estava muito frio. Eles não queriam ser fotografados porque eram clandestinos, mas ainda assim roubei algumas imagens e salvei algumas fotografias", contou.
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