FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Vinho verde atrai 30 importadores de nove mercados
2016-06-03
Mais de 30 importadores de nove mercados visitaram a região dos vinhos verdes desde o início deste ano, segundo adiantou à agência Lusa a Comissão de Viticultura regional, confirmando-se o crescente interesse por este vinho.

Os importadores são da Alemanha, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Japão, Noruega, Reino Unido, Suécia e Suíça. No primeiro lugar surge o mercado norte-americano, que em 2015 importou mais 31% de vinhos verdes face ao ano anterior.

Neste momento, quatro importadores brasileiros estão de visita a quintas e adegas da região, participando em provas e harmonizações gastronómicas.

Laércio Silva, de São Paulo, é um desses importadores e, ouvido pela Lusa, disse ser "a primeira vez" que visita a região, muito embora já tenha negócios com produtores locais.

"Além de importador, indico vinhos para outros importadores. Sou um facilitador e ajudo as marcas a crescer" no mercado brasileiro, explicou Laércio Silva.

O importador disse que, "do "último ano para cá, houve um grande crescimento do vinho verde rosé" e as importações dispararam, por ser um néctar que "encaixa muito bem no bom, bonito e barato".

Laércio Silva associa o interesse brasileiro pelo vinho verde ao consumo de bacalhau introduzido através da emigração portuguesa. Acrescenta que é no litoral, nomeadamente na região do Rio de Janeiro, que se bebe mais vinho verde, por ser também aí que se consome mais peixe.

"Gosto muito de vinho verde", disse ainda este importador, declarando-se "satisfeito" com esta primeira incursão à região porque permitiu encontrar "novos parceiros" para o seu negócio.

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades