FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Marcelo vai condecorar emigrantes
2016-06-02
O Presidente da República vai condecorar em Paris, nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, nove personalidades: cinco emigrantes portugueses, uma luso-descendente e três franceses que têm desempenhado um papel junto da comunidade lusa.

As condecorações, que vão ser atribuídas por Marcelo Rebelo de Sousa durante a sua deslocação à capital francesa, entre 10 e 12 de junho, incluem quatro portugueses residentes em Paris que auxiliaram vítimas do ataque ao Bataclan.

Quase sete meses depois de terem prestado auxílio a vítimas dos atentados de 13 de novembro em Paris, Margarida de Santos Sousa, Manuela Gonçalves, José Gonçalves e Natália Teixeira Syed vão ser condecorados com o grau de Dama/Cavaleiro da Ordem da Liberdade.

Na noite do 13 de novembro, os quatro portugueses abriram os portões dos seus pátios para abrigar os sobreviventes e ajudaram a prestar os primeiros socorros a dezenas de pessoas.

O fotógrafo que mais retratou os bairros de lata portugueses em França nos anos 60 e 70, nascido no Haiti aos 89 anos (mas com nacionalidade francesa) Gérald Bloncourt, vai receber a ordem de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Gérald Bloncourt retratou os "bidonville" portugueses, mas também fez imagens da viagem clandestina - "a salto" - para França, assim como imagens de Portugal sob a ditadura e no pós 25 de abril.

Joaquim Silva Sousa, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paris, vai ser agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito, por se tratar "de uma personalidade consensual que reúne o respeito e admiração da comunidade portuguesa em Paris, devido às atividades que desenvolve no seio da Santa Casa", nomeadamente no apoio aos novos emigrantes mas também aos que já se encontram em França há longa data, indica o comunicado da presidência enviado à Lusa.

 

Ler artigo completo no Jornal de Notícias, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades