Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
PCP questiona Governo sobre dificuldades de atendimento no consulado em Bruxelas
2016-05-19
A deputada do PCP Carla Cruz quer saber se o Governo pretende reforçar o consulado de Bruxelas, depois do alerta da comunidade portuguesa na Bélgica sobre problemas no atendimento.

Portugueses residentes na Bélgica pediram, no início da semana, "a reposição da anterior situação" no consulado na capital belga, nomeadamente com o regresso do atendimento no dia da deslocação do emigrante ao local e não apenas por marcação.

Por outro lado, a comunidade portuguesa exige o recrutamento de mais pessoal, com o conselheiro das comunidades Pedro Rupio a notar que atualmente trabalham três funcionários no atendimento público de cerca de 80 mil portugueses residentes na Bélgica e que, em julho, vão passar a dois.

O documento foi enviado ao Governo, ao embaixador português em Bruxelas, aos partidos com assento parlamentar e aos eurodeputados portugueses.

Os portugueses na Bélgica admitem avançar com "iniciativas que estejam à medida do descontentamento" com as atuais condições de funcionamento do consulado.

Numa pergunta entregue no parlamento, o PCP pergunta ao Ministério dos Negócios Estrangeiros como avalia a situação no consulado de Bruxelas e se confirma que, no verão, o atendimento passará a ser apenas assegurado por duas pessoas, bem como que medidas vai adotar para ultrapassar as atuais dificuldades no atendimento.

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades