Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Portugueses na Bélgica ponderam iniciativas para mostrar descontentamento com consulado
2016-05-17
A comunidade portuguesa da Bélgica poderá avançar com "iniciativas que estejam à medida do descontentamento" pelas condições de funcionamento do consulado, segundo um documento enviado ao Governo elaborado depois de um debate.

O relatório elaborado por Pedro Rupio, conselheiro das comunidades, será enviado ao secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, embaixador de Portugal na Bélgica, partidos com assento no Parlamento e aos eurodeputados portugueses.

No documento lê-se que a prioridade será "promover uma solução por via de um diálogo construtivo", mas que não haverá hesitação em "avançar com iniciativas que estejam à medida do descontentamento da comunidade", sem especificar quais.

"Nesse âmbito, o conselheiro das Comunidades Portuguesas encarregar-se-á de contactar o movimento associativo de modo a iniciar um processo de mobilização. Até lá, queremos acreditar que as autoridades competentes irão assumir as suas responsabilidades", lê-se.

Na reunião que decorreu na sexta-feira, em Bruxelas, a comunidade decidiu "manifestar o seu veemente protesto" e "exigir das autoridades portuguesas a reposição da anterior situação" e "recrutamento de mais pessoal".

 

Ler artigo completo no Diário de Notícias, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades