Na extensa agenda de compromissos a visita às obras das novas instalações do Consulado Geral do Rio de Janeiro, um investimento de 2,5 milhões de euros, sendo um dos pontos altos da deslocação de sete dias que o ao Brasil. José Luís Carneiro inteirou-se do projeto que prevê a implantação de um edifício no terreno do Palácio de São Clemente, obra que deverá ficar concluída até ao final deste ano.
Sua primeira visita foi a passagem pelo Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca, que sofreu um grave incêndio no final do ano passado. O Secretário esteve com representantes das comunidades, grupos de emigrantes luso-descendentes, associações de referência, além de visitas aos consulados e reuniões com autoridades políticas locais, como com o governador Geraldo Alckmin.
José Luis demonstrou especial atenção às questões sociais e aos problemas que afetam a comunidade portuguesa. O ASIC-CP (Apoio Social a Idosos Carenciados das Comunidades Portuguesas), subsídio que se destina a garantir condições mínimas de subsistência a maiores de 65 anos, tem no Brasil o maior volume de solicitações.
Depois de Santos, Carneiro foi recebido pela comunidade portuguesa em almoço na Casa de Portugal de São Paulo, antes de participar da anual Sessão Solene na Câmara dos Vereadores. Em Belo Horizonte, esteve na Casa de Portugal do Centro da Comunidade Luso-Brasileira, participou de almoço com a comunidade local, além de encontro com o Prefeito e o Governador de MG, antes da visita ao Consulado de Portugal em Belo Horizonte.
Por fim, José Luis Carneiro esteve no Rio de Janeiro, em encontro no Consulado de Portugal, com visitas ao Real Gabinete Português, além de encontros com a comunidade no Arouca Barra Clube e na Casa de Trás os Montes.
Ler artigo completo no Mundo Lusíada, aqui.