FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Marcelo vai passar 10 de Junho "de dois em dois anos" com emigrantes
2016-04-28
O Presidente da República anunciou hoje que vai comemorar o 10 de Junho fora do território nacional, nas comunidades portuguesas, mais duas vezes este mandato, considerando "estranho" que "nunca ninguém tenha pensado" que estas cerimónias fazem sentido desta forma.

Marcelo Rebelo de Sousa descreveu as comemorações do Dia de Portugal, que começam em território nacional, mas que prosseguem depois junto da comunidade portuguesa em Paris, França, adiantando que "não será uma vez sem sequência", já que "pelo menos de dois em dois anos, o que significa três vezes no decurso do mandato de cinco anos, haverá celebração desta natureza junto das comunidades portuguesas".

"O que é estranho é que nunca ninguém tenha pensado nisso, que faz tanto sentido celebrar o Dia de Portugal dentro das fronteiras físicas do território, como fora delas, nas comunidades portuguesas",considerou o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa fez este anúncio perante os Conselheiros das Comunidades Portuguesas, que recebeu hoje no Palácio de Belém, em Lisboa.

O Presidente da República quis "improvisar alguma coisa para além do que foi preparado" para este discurso e revelou: "não imaginam a estupefação, mas ao mesmo tempo a admiração que foi nas autoridades francesas quando souberam da ideia de comemorar o Dia de Portugal em França".

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui. 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades