FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Dia de Portugal vai ser celebrado em Paris
2016-03-09
Pela primeira vez as comemorações do Dia de Portugal realizam-se fora do país. Marcelo Rebelo de Sousa já tinha manifestado a intenção de festejar o 10 de junho junto dos emigrantes.

"É bonito o Dia de Portugal ser comemorado num país com um grande comunidade portuguesa. Acho mesmo bem esta iniciativa porque apesar de já estar em França há 25 anos, Portugal será sempre o meu país e é bom saber que os emigrantes não são esquecidos". Júlia Gonçalves não esconde a felicidade ao saber da notícia.

Apesar do dia 10 de junho não ser esquecido pela comunidade portuguesa na França, este ano as comemorações vão ser diferentes. Numa altura em que a emigração portuguesa atinge níveis históricos, Marcelo Rebelo de Sousa quer levar as comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, até Paris. O objetivo é chamar a atenção para a emigração e para as comunidades portuguesas emigradas. Uma preocupação que o novo Presidente da República sempre demonstrou, defendendo uma maior atenção por parte do poder político.

Também Carla Fernandes, que vive em Paris há três anos, vê com bons olhos que as comemorações do 10 de Junho tenham lugar na capital francesa. "Portugal e os portugueses não são apenas os que vivem no país. Há milhares de portugueses espalhados por esse mundo fora e o facto do novo presidente demonstrar esta preocupação com os emigrantes, contribui para nós sentirmos que, mesmo não estando em Portugal, não somos esquecidos pelo poder político", explicou ao JPN a jovem de 22 anos.

Segundo um Relatório do Observatório da Emigração relativo à Emigração Portuguesa, "há mais de dois milhões de emigrantes portugueses, ou seja, mais de 20% da população portuguesa vive fora do país do seu nascimento". Este valor faz de Portugal o segundo país da União Europeia (UE) com mais emigração, só ultrapassado por Malta.

França é o país com maior número de emigrantes portugueses, sendo este um destino tradicional da emigração portuguesa há várias décadas. Os últimos dados revelados pelo Governo Francês indicam que mais de meio milhão de portugueses vivem em França o que justifica a escolha do Presidente da República para as comemorações do Dia de Portugal neste país.    

 

Ler artigo completo no Jornalismo porto net, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades