FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Necessidades de mão-de-obra em Andorra podem interessar a Portugal
2016-02-19
O ministro dos Assuntos Exteriores de Andorra disse hoje em Lisboa, que as necessidades de mão-de-obra geradas pelo crescimento do seu país podem interessar a trabalhadores portugueses.

"Temos cotas de imigração de cerca de 600 a 700 pessoas por ano, porque voltamos a estar em crescimento e temos necessidade de mão-de-obra. Há também as cotas temporárias para os trabalhos de inverno", disse Gilbert Saboya em entrevista à agência Lusa.

"Penso que alguns trabalhadores portugueses poderão estar interessados em vir, há uma comunidade que os pode acolher e estruturas como o consulado de Barcelona que tem prestado especial apoio a comunidade portuguesa", acrescentou o ministro andorrano.

De acordo com Saboya, "a crise de 2008 a 2012 tocou muito o setor da construção e é verdade que uma parte importante dos emigrantes portugueses em Andorra estava nesse setor. Esse setor está agora estabilizado, tem a capacidade de manter a estabilidade e, seguramente, pode surgir nesta área da construção novas iniciativas, muito relacionadas com temas de eficiência energética. Vemos um auge no setor muito relacionado não tanto com a construção nova, mas com renovações no âmbito da eficiência energética", adiantou o ministro.

Gilbert Saboya disse que, nos últimos três anos, o seu país tem voltado a crescer também no setor do turismo.

"No ano passado, o crescimento no turismo foi muito importante, de quase 13% no que toca a turistas e, claro, um crescimento no setor de serviços relacionado com o turismo, no qual há uma criação de postos de trabalho", sublinhou.

O ministro referiu que voltou a existir "um fluxo moderado de portugueses nos últimos dois anos" para Andorra, sobretudo devido à crise económica em Portugal.

 

Ler artigo completo no DNotícias, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades