FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Língua é barreira à integração da comunidade portuguesa no Canadá
2016-01-19
A comunidade portuguesa está bem integrada no Canadá, mas a língua permanece como uma barreira para a geração mais antiga de emigrantes, reconhece à Lusa uma instituição de imigrantes no país.

"A região de Windsor e Essex County tem uma grande comunidade portuguesa e está bem integrada. Uma das maiores barreiras dos emigrantes é a língua", explicou Camila Alves, que é gestora de Formação e Recrutamento Comunitário do Conselho Multi-cultural daquela região do sul do Canadá.

PUB

A imigrante, natural de S. Paulo (Brasil) e com avô português, está no Canadá há 12 anos, salientou que a comunidade portuguesa "tem tido um papel importante no desenvolvimento económico e social da comunidade local".

"A comunidade portuguesa não é muito recente. Não faz parte destas novas ondas de imigração que se sentem nos últimos cinco a dez anos. É uma comunidade já estabelecida, inclusive já tem segunda e terceira gerações de portugueses nascidos no Canadá. Uma primeira geração dedicava-se à atividade económica predominante de Leamington, que era o setor da agricultura (e pesca)", sublinhou Camila Alves.

As gerações nascidas no Canadá (segunda e terceira) já estão bem integradas, comparativamente com a comunidade brasileira, a comunidade portuguesa "é como um todo, é ativa, mais organizada e visível", tendo "contribuindo bastante socialmente e economicamente para a comunidade local".

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades