FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Santos Silva tem nove prioridades para os Negócios Estrangeiros
2016-01-05
Lisboa não abdica do cargo de secretário-executivo da CPLP.

São nove as prioridades para a presente legislatura que o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, apresentou de forma sucinta na manhã desta terça-feira na sessão de abertura do Seminário Diplomático. Não há, propriamente, novidades temáticas, mas pontos de intensidade diferentes. O ministro falou, mesmo, de respeito, continuidade e consolidação das políticas no Palácio das Necessidades, explicando que a política europeia e externa são de Estado, beneficiam de uma larga margem de consenso político-parlamentar e de apoio social.

"Um país democrático, europeu, pacífico, seguro, com uma economia social de mercado e empenhado na coesão social e territorial, na inovação e na igualdade". É este o retrato-robot que o chefe da diplomacia fez de Portugal e cuja divulgação pelo mundo encomendou aos diplomatas.

No organigrama do XXI Governo constitucional já tinham sido detectadas alterações. O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) passa a integrar todos os domínios de política numa única estratégia de acção. A começar pelas políticas europeias procurando o equilíbrio entre a necessária convergência das metas económicas e o desenvolvimento.

 

Ler artigo completo no Público, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades