Quando chegou à cidade costeira de Kampot, no Cambodja, Filipe passou os primeiros tempos a andar de mota, a descobrir a cidade e os seus arredores. Há já alguns anos que ele e uns amigos falavam sobre a ideia de trabalharem para eles próprios, de criarem um projeto comum, de montarem um negócio. Quando se mudou definitivamente para o Cambodja, era com essa ideia que ia.
Para trás ficava um percurso preenchido, mas quando chegou ao Cambodja, Filipe começou por gerir espaços de turismo em Kep e Kampot, mas sem sucesso. "Então aproveitei a abertura de um bar em Kampot para começar a cozinhar produtos locais, com sabores portugueses. Apesar de curta, a experiência deu para ter uma boa ideia do trabalho que viríamos a desenvolver."
Hoje, juntamente com mais dois portugueses, Filipe Duarte é proprietário do Tertulia Restaurante Kampot, um restaurante português na pequena cidade com cerca de 39 mil habitantes.
Conhecida por ter a melhor pimenta preta do mundo, Kampot é a cidade onde Filipe vive, num dos países sem registos de portugueses, segundo as estatísticas recolhidas pelo Observatório da Emigração junto de fontes como os institutos de estatística de cada país, a ONU e os consulados.
Ver artigo completo no Expresso, aqui.