"Ao assinalar no Brasil o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, data em que os cidadãos portugueses renovam, em todo o mundo, o seu sentimento de pertença a uma nacionalidade já com quase nove séculos e que justificadamente se orgulha do seu passado e da sua história, desejo expressar o meu sentimento de grande respeito pela Comunidade Portuguesa aqui radicada.
Ao longo de séculos, Portugal trouxe para este país as suas gentes e a sua língua - um dos mais importantes factores da unidade nacional brasileira -, mas também um modo de estar e de ser e um modelo de relacionamento e interligação local, que configuram uma das mais relevantes contribuições para a formação do Brasil. Esse é o grande património da luso-brasilidade de que todos nos orgulhamos.
Os laços históricos e culturais existentes entre os dois países criaram uma comunidade de afectos que se tem reforçado ao longo dos tempos e que se renova hoje com uma presença portuguesa mais moderna.
Novas empresas em áreas tecnologicamente avançadas souberam ganhar espaço no mercado local, impondo-se pela qualidade dos seus serviços e produtos e estabelecendo parcerias com as suas congéneres brasileiras.
No plano cultural, a par da multiplicidade de contactos aos mais diversos níveis da sociedade civil, e de muitas e variadas iniciativas, valerá a pena referir o destaque que já tem no Brasil a moderna literatura portuguesa, objecto de estudo regular nas universidades brasileiras. Em sentido inverso, passam hoje pelas universidades de Portugal centenas de estudantes brasileiros em cursos de pós-graduação, num reconhecimento implícito da qualidade do ensino que aí se ministra.
Uma outra importantíssima dimensão que hoje nos aproxima é a da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na qual o Brasil, pela sua dimensão e dinamismo, desempenha um papel insubstituível.
Com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico, teremos também ao nosso dispor um instrumento que permitirá contrapor uma matriz escrita comum à natural diversidade dos modos de falar Português em várias partes do mundo, o que irá consagrar ainda mais a nossa língua como instrumento cultural e político de dimensão universal.
Respondendo adequadamente aos novos desafios, estaremos a projectar no futuro o melhor da nossa herança.
É portanto com um sentimento de confiança que quero aqui deixar, neste dia, como embaixador de Portugal no Brasil, uma mensagem de simpatia, respeito e agradecimento a todos os cidadãos portugueses que aqui vivem, assegurando-lhes que as entidades públicas portuguesas no Brasil tudo farão para os bem servir e ajudar a dignificar o bom nome que, com o seu esforço, a sua dignidade e persistência, eles aqui tão bem souberam construir para Portugal."
João Salgueiro
Embaixador de Portugal no Brasil
Mundo Lusíada, aqui, acedido em 22 de Junho de 2009