Os portugueses residentes na região de Londres estão ser prejudicados em relação aos que vivem perto de Paris devido ao mau funcionamento do consulado português na capital britânica, acusou hoje o deputado social-democrata Carlos Gonçalves.
Em sua opinião, os emigrantes neste país são os "parentes pobres" dos restantes emigrantes portugueses devido à falta de funcionários que permitam um serviço mais célere no consulado de Londres, que hoje visitou.
Desde há seis meses, quando realizou a última visita ao mesmo posto, denunciou, a situação piorou devido à não renovação dos trabalhadores contratados a termo certo, fazendo diminuir o número de funcionários para 15.
"Não entendo como é que é possível que o mesmo governo se permita dizer que em Paris o atendimento demora menos de um quarto de hora e depois aceite que outros portugueses, só pelo facto de residirem no Reino Unido, sejam tratados desta forma.
"Que mal é que fizeram os portugueses do Reino Unido ao engenheiro Sócrates", questionou, em declarações à agência Lusa.
Carlos Gonçalves compreende que existam constrangimentos devido à crise e à contenção orçamental.
Mas recordou que, enquanto secretário de Estado das Comunidades, investiu na abertura do consulado de Manchester, no norte de Inglaterra, para dar assistência a uma população portuguesa em crescimento.
"O Reino Unido foi grande preocupação, mas o consulado está subaproveitado", acusou.
DNOTICIAS.pt, aqui, acedido em 25 de Junho de 2009.