FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Emigração portuguesa para Angola e Moçambique tem lógica empresarial
2015-10-23
O perfil da emigração portuguesa para Angola e Moçambique revela uma maioria de adultos masculinos com mais de 30 anos, com lógica empresarial e forte ligação a Portugal, indicam as conclusões de um projeto hoje apresentado em Lisboa.

"A emigração para Angola e Moçambique" foi um dos painéis da Conferência Internacional "Regresso ao futuro: a nova emigração e a relação com a sociedade portuguesa" que hoje decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian.

PUB

"Há algumas diferenças em relação a Angola e Moçambique, mas nos dois casos é uma emigração de pessoas com uma componente muito forte de adultos maduros, ativos maduros, gente com mais de 30 anos e por vezes com mais de 40 anos", referiu à Lusa Jorge Malheiros, investigador do Centro de Estudos Geográficos (CEG/Universidade de Lisboa), um dos quatro institutos que coordenam o trabalho e que também englobou o SOCIUS do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES/ISCTE) e o CES de Coimbra.

"No caso de Angola tornou-se muito rápido encontrar emprego, porque daqui na maioria dos casos as pessoas vão com um emprego acertado a partir. Vão enquadrados numa lógica empresarial", precisa Jorge Malheiros, que dirigiu a equipa do CEG envolvida neste estudo, com coordenação geral do professor João Peixoto, do ISEG.

As conclusões do trabalho indicam que, no caso das duas ex-colónias africanas, trata-se de uma emigração muito "masculinizada", com predominância de homens, e muito qualificada, com uma componente menos elevada de jovens pós-doutorados.

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades