O encontro com os emigrantes portugueses na Alemanha será ao início da noite, na recepção que Cavaco Silva vai oferecer à comunidade lusa.
Um dos temas de conversa deverá ser o desemprego. Durante muitos anos, a taxa de empregabilidade entre os emigrantes portugueses naquele país foi das mais altas, mas a situação inverteu-se.
A comunidade portuguesa na Alemanha tem, hoje, cerca de 115 mil pessoas e tem vindo a decrescer nos últimos anos.
A recepção aos emigrantes portugueses é o último ponto da agenda do Presidente da República nesta sexta-feira.
Cavaco Silva tinha também agendado uma visita à sede da Volkswagen, em Wolfsburg, mas acabou por ser cancelada devido às más condições atmosféricas que se fazem sentir e que não permitiam que o helicóptero onde o chefe de Estado se iria deslocar aterrasse.
O programa da visita oficial será, assim, retomado cerca das 14h00, com um almoço em honra do Presidente, oferecido pelo presidente da Câmara Municipal de Osnabrück.
Depois, Cavaco Silva e o presidente do Parlamento Europeu irão dar uma palestra aos alunos da Escola Ursulaschule sobre o futuro da Europa.
Ao final da tarde, o chefe de Estado partirá para o OsnabrückHalle, onde assistirá a um concerto de fado de Kátia Guerreiro, que integrou a comitiva presidencial na deslocação à Alemanha.
Rádio Renascença, aqui, acedido em 09 de Março de 2009