FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
PSD teme perder um deputado da emigração para o Nós, Cidadãos!
2015-10-06
PSD teme perder um deputado do círculo fora da Europa. Nós, Cidadãos! está em força em Macau - e isso pode chegar para eleger. Sendo assim, PS mais BE e pequenos serão superiores a PSD/CDS.

É o elemento desestabilizador das contas. O partido Nós, Cidadãos! pode eleger, pelo menos, um deputado pelo círculo Fora da Europa, roubando um tradicional mandato ao PSD. Sem maioria no Parlamento, os sociais-democratas estão preocupados com as notícias que vão chegando dos dados da emigração e fazem contas à vida. É que a greve nos correios do Brasil, os escassos cinco envelopes que chegaram da África do Sul e o aumento exponencial do recenseamento em Macau podem pôr, pelo menos, uma cadeira que pensavam ser sua em causa. Se assim for, além do PAN, também o Nós, Cidadãos! terá um lugar na Assembleia da República, podendo estes dois deputados vir a ser estrategicamente usados pela esquerda para fazer número frente à coligação PSD/CDS.

A contagem dos votos dos residentes no estrangeiro é a última a ser feita, e é geralmente a mais demorada devido ao facto de os envelopes selados terem de ser enviados por correio para o Ministério da Administração Interna, em Lisboa. Por lei, há um desconto de dez dias desde o dia da eleição para que os votos dos quatro cantos do mundo tenham tempo de chegar a Lisboa e de ser contabilizados. Mas há sempre alguns que ficam pelo caminho.

 

Ler o artigo completo no Observador, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades