FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Votar ou não votar?
2015-09-27
Carolina e João vivem na Bélgica e já compraram bilhete para vir votar a Portugal no dia 4 de outubro. Sabe-se que os portugueses votam cada vez menos. Mas porquê? Nos últimos quatro anos emigraram cerca de 350 mil portugueses: que impacto poderá ter isso na taxa de abstenção das próximas eleições legislativas? Este é o 25.º artigo da série “30 Retratos” que o Expresso está a publicar diariamente. São 30 temas, 30 números e 30 histórias que ilustram o que Portugal é hoje em vésperas de eleições

Assim que terminou o curso de Engenharia Biomédica, em 2011, João Santinha recebeu uma proposta para trabalhar numa empresa na área das tecnologias da informação. Aceitou, sem saber bem ao que ia, e ao fim de algum tempo percebeu que não era bem aquilo que queria fazer. Candidatou-se a uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), mas como as perspetivas de a conseguir não eram muitas, decidiu continuar à procura de trabalho, desta vez no estrangeiro. Em fevereiro de 2012, recebeu uma proposta da Vrjie Universiteit Brussel, uma universidade em Bruxelas, para ali ficar como investigador.

Iria finalmente ter a oportunidade de fazer aquilo que queria. Partiu no mês seguinte, para começar a trabalhar em abril. Carolina Thadeu, namorada, juntou-se a ele três meses depois. É fotógrafa e trabalha como freelancer. Apesar de estarem longe da família e dos amigos, gostam de viver em Bruxelas. "É uma cidade relativamente pequena, mas com muitas coisas a acontecer. Além disso, as pessoas são simpáticas e acessíveis", dizem, em entrevista ao Expresso por email.

Carolina e João vêm a Portugal em outubro para votarem nas eleições legislativas do próximo dia 4. Compraram os bilhetes de avião de propósito para isso, depois de não terem conseguido registar-se na Embaixada de Portugal em Bruxelas dentro do prazo previsto, isto é, 60 dias antes das eleições.

 

Ler artigo completo no Expresso, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades