FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Portugal na Califórnia
2015-09-22
Os luso-descendentes da Califórnia têm sabido promover o seu legado histórico de uma forma multicultural e inclusiva que tem merecido o apoio permanente da FLAD.

A comunidade portuguesa da Califórnia está radicada nos Estados Unidos há várias gerações e tem sabido, de forma inteligente e eficaz, enraizar-se naquelas terras longínquas. Esta nossa emigração para o Oeste americano aconteceu em meados do século XIX através da corrida ao ouro e da pesca da baleia e do atum. Mais tarde dedicou-se à agro-pecuária, mantendo hoje em dia uma importante cota de mercado naquele estado, em que se destaca o maior produtor de batata-doce orgânica do mundo. 

Os luso-americanos tiveram o mérito de o conseguir sem grandes ajudas, tão-somente pela determinação dos seus antepassados, o que lhes confere uma identidade própria muito forte. Testemunho disso mesmo foi a recente publicação, com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), do livro "Os Políticos Portugueses da Califórnia - Um centenário de serviço legislativo". A este respeito, importa recordar ter sido a única comunidade luso-americana que conseguiu eleger, ao longo das últimas décadas, seis congressistas para a Câmara dos Representantes (em Washington). 

Num estado que é hoje a sétima economia mundial, com cerca de cinco vezes o tamanho de Portugal, a comunidade portuguesa encontra-se muito dispersa, com as suas principais áreas de concentração na baía de São Francisco, nas cidades de Sacramento, San José, Turlock, Tulare, Los Angeles (Artesia e Chino) e San Diego. O recente documentário bilingue "Portuguese in California", também apoiado pela FLAD, retrata bem a história da emigração portuguesa residente na Califórnia e oferece uma visão abrangente daquela comunidade e da sua contribuição para o desenvolvimento da região, da agricultura a Hollywood.

Ler artigo completo no I, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades