FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Passos defende emigrantes portugueses, Cameron vai buscar sírios a campos de refugiados
2015-09-04
Passos Coelho lembrou a Cameron que os portugueses no Reino Unido contribuem para o crescimento do país. Cameron anunciou em Lisboa que pretende ir buscar sírios aos campos de refugiados.

Não estava na agenda oficial, mas foi impossível não entrar. A crise de refugiados na Europa foi um dos principais pontos de discussão entre David Cameron e Passos Coelho, esta manhã em São Bento. Passos não avançou com números, mas disse que Portugal "está disponivel para ativamente contribuir" para o esforço europeu de acolhimento de migrantes, enquanto Cameron anunciou que na próxima semana vai apresentar plano para ir buscar sírios diretamente aos campos de refugiados à volta desse país e assim, permitir uma viagem "segura" até ao Reino Unido.

A reforma da União Europeia foi o motivo para esta visita do primeiro-ministro britânico a Lisboa - Cameron não vinha a Portugal desde 2010 -, mas o tema que marcou a curta declaração que os dois líderes fizeram em S. Bento foi a crise dos refugiados. David Cameron anunciou em Lisboa que o Reino Unido está disposto a receber milhares de refugiados e que para a semana anunciará uma medida em concreto que pretende parar com a vinda destas pessoas para a Europa por rotas perigosas e ir buscá-las diretamente aos campos de refugiados à volta da Síria e que albergam as principais vítimas deste conflito.

O britânico garantiu que o seu país é o que mais contribui na União Europeia para travar estes conflitos e a ajuda humanitária à Síria. Passos Coelho disse que a UE se está a empenhar de forma vigorosa na ajuda às pessoas que chegam à Europa e que a história europeia recente obriga moralmente a este acolhimento. "Portugal está disponível para a ativamente contribuir para este esforço", disse o primeiro-ministro português.

 

Ler artigo completo no Observador, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades