|
2015-08-27
A Câmara Municipal de Lagos prestou uma homenagem à cidadã lacobrigense Laurete de Jesus Fonseca (1936-2001), perpetuando o seu nome na história da toponímia da cidade de Lagos.
Ler artigo completo em Diário Online, aqui.
A cerimónia de descerramento desta placa decorreu no passado dia 22 de agosto, e contou com a presença de vários familiares e amigos.
A cerimónia foi composta por dois momentos: uma sessão solene de homenagem a Laurete de Jesus Fonseca, em reconhecimento pelo seu importante papel na defesa dos direitos dos emigrantes portugueses, em França, nos anos 60/70 e um segundo momento que consistiu no descerramento da placa toponímica, atribuída a uma rua situada na Urbanização do Porto de Mós.
O primeiro momento, no auditório dos paços do concelho Séc. XXI, contou, para além do executivo municipal, com a presença de vários familiares e amigos que não quiseram deixar de estar presentes nesta homenagem, "mais do que justa e merecida", referiu a presidente da câmara de Lagos.
"Uma vez que uma mulher como a Laurete, correta, exemplar, e que viveu ajudando os seus próximos, merece fazer parte da história da cidade", disse Maria Joaquina Matos.
Carlos Fonseca, marido de Laurete, agradeceu, visivelmente comovido, a homenagem: "Não é à minha esposa, nem à mãe dos meus filhos, mas sobretudo à grande mulher que ela foi."
Aproveitou a presença de tantos amigos para recordar vários episódios das suas vidas, desde que saíram de Portugal, passando pela Argélia, e pela França (Massy), onde decidiram viver, mas onde passaram muitas provações. |
|
|