FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Câmara de Lagos perpetua nome de Laurete da Fonseca
2015-08-27
A Câmara Municipal de Lagos prestou uma homenagem à cidadã lacobrigense Laurete de Jesus Fonseca (1936-2001), perpetuando o seu nome na história da toponímia da cidade de Lagos.

Ler artigo completo em Diário Online, aqui.

A cerimónia de descerramento desta placa decorreu no passado dia 22 de agosto, e contou com a presença de vários familiares e amigos. 

A cerimónia foi composta por dois momentos: uma sessão solene de homenagem a Laurete de Jesus Fonseca, em reconhecimento pelo seu importante papel na defesa dos direitos dos emigrantes portugueses, em França, nos anos 60/70 e um segundo momento que consistiu no descerramento da placa toponímica, atribuída a uma rua situada na Urbanização do Porto de Mós. 

O primeiro momento, no auditório dos paços do concelho Séc. XXI, contou, para além do executivo municipal, com a presença de vários familiares e amigos que não quiseram deixar de estar presentes nesta homenagem, "mais do que justa e merecida", referiu a presidente da câmara de Lagos. 

"Uma vez que uma mulher como a Laurete, correta, exemplar, e que viveu ajudando os seus próximos, merece fazer parte da história da cidade", disse Maria Joaquina Matos. 

Carlos Fonseca, marido de Laurete, agradeceu, visivelmente comovido, a homenagem: "Não é à minha esposa, nem à mãe dos meus filhos, mas sobretudo à grande mulher que ela foi." 

Aproveitou a presença de tantos amigos para recordar vários episódios das suas vidas, desde que saíram de Portugal, passando pela Argélia, e pela França (Massy), onde decidiram viver, mas onde passaram muitas provações. 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades