A porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu esta quarta-feira que é necessária uma reforma nos consulados para prestar mais apoio aos emigrantes, no dia em que o partido apresentou os cabeças de lista dos círculos da emigração.
Catarina Martins afirmou que, depois de ouvir "exigências dos emigrantes um pouco por todo o mundo", o BE considera necessária a "abertura de novos postos consulares e o reforço das estruturas que existem para os apoiar, porque este Governo ao mesmo tempo que convidava as pessoas a emigrar, cortou também na rede consular e portanto os emigrantes ficaram com muito pouco apoio, mais desprotegidos".
O Bloco apresentou hoje também os cabeças de lista pelos círculos da emigração, nomeadamente Cristina Semblano, economista e emigrada em França, pelo círculo da Europa, e Ana Bárbara Pedrosa, doutorada em ciências humanas e residente no Brasil, pelo círculo eleitoral Fora da Europa.
No manifesto do BE para a emigração constam ainda medidas como "o acompanhamento dos lesados do BES", o apoio ao sector associativo, e a "reposição das emissões da RDP internacional em onda curta nos sítios onde os emigrantes estão mais isolados".
Ver artigo completo no Público, aqui.