FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Concurso para atribuição de quatro bolsas de doutoramento em migrações
2015-07-29
O programa de doutoramento em Migrações, através do Grupo de investigação MIGRARE do CEG/IGOT, participa na rede de Investigação-formação INTEGRIM (Integration and international migration: pathways and integration policies), financiado pela Comissão Europeia (FP7/People).

Apresentação

As migrações constituem um fenómeno de crescente relevância demográfica, económica, psicológica, social e política, em distintas escalas geográficas: do mundo ao lugar.

A Área Estratégica de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa congrega um conjunto de unidades orgânicas com grande experiência e reconhecido mérito no estudo das mobilidades humanas à luz de diferentes perspetivas disciplinares (Faculdade de Psicologia, Instituto de Ciências Sociais, Instituto de Educação e Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/Centro de Estudos Geográficos).

O programa de doutoramento em Migrações, projeto científico e pedagógico da Área Estratégica de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa é um programa conjunto das unidades orgânicas nesta área e confere o grau de doutor nos ramos de conhecimento da Antropologia, Ciência Política, Educação, Geografia, História, Psicologia e Sociologia.

Objetivos

Este programa doutoral tem como objetivo proporcionar formação pós‐graduada, de nível avançado, das questões teóricas e metodológicas associadas à temática das migrações e dos processos sociais de mobilidade humana, cruzando diferentes e múltiplas perspetivas de diversos domínios que integram o universo das ciências sociais.

As migrações são um domínio de investigação caracterizado pelas abordagens multidisciplinares, sendo uma clara vantagem para os investigadores que trabalharão nesta área a diversificação na formação, num quadro que propõe, em simultâneo, especialização e partilha multidisciplinar.

Ramos de conhecimento e especialidades

O programa de doutoramento em Migrações confere o grau nos seguintes ramos de conhecimento e especialidades:

  • Ramo de Geografia: especialidade de Geografia Humana
  • Ramo de Sociologia, com as seguintes especialidades: Sociologia das Desigualdades, das Minorias e dos Movimentos Sociais; Sociologia da Família, da Juventude e das Relações de Género; Sociologia das Políticas Sociais
  • Ramo de Educação, especialidade Sociologia da Educação
  • Ramo de Psicologia, especialidade Psicologia Social
  • Ramo de Ciência Política, especialidade Política Comparada
  • Ramo de Antropologia, especialidade de Antropologia da Etnicidade e do Político.

Ver Plano de estudos, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades