As migrações constituem um fenómeno de crescente relevância demográfica, económica, psicológica, social e política, em distintas escalas geográficas: do mundo ao lugar.
A Área Estratégica de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa congrega um conjunto de unidades orgânicas com grande experiência e reconhecido mérito no estudo das mobilidades humanas à luz de diferentes perspetivas disciplinares (Faculdade de Psicologia, Instituto de Ciências Sociais, Instituto de Educação e Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/Centro de Estudos Geográficos).
O programa de doutoramento em Migrações, projeto científico e pedagógico da Área Estratégica de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa é um programa conjunto das unidades orgânicas nesta área e confere o grau de doutor nos ramos de conhecimento da Antropologia, Ciência Política, Educação, Geografia, História, Psicologia e Sociologia.
Este programa doutoral tem como objetivo proporcionar formação pós‐graduada, de nível avançado, das questões teóricas e metodológicas associadas à temática das migrações e dos processos sociais de mobilidade humana, cruzando diferentes e múltiplas perspetivas de diversos domínios que integram o universo das ciências sociais.
As migrações são um domínio de investigação caracterizado pelas abordagens multidisciplinares, sendo uma clara vantagem para os investigadores que trabalharão nesta área a diversificação na formação, num quadro que propõe, em simultâneo, especialização e partilha multidisciplinar.
Ramos de conhecimento e especialidades
O programa de doutoramento em Migrações confere o grau nos seguintes ramos de conhecimento e especialidades:
- Ramo de Geografia: especialidade de Geografia Humana
- Ramo de Sociologia, com as seguintes especialidades: Sociologia das Desigualdades, das Minorias e dos Movimentos Sociais; Sociologia da Família, da Juventude e das Relações de Género; Sociologia das Políticas Sociais
- Ramo de Educação, especialidade Sociologia da Educação
- Ramo de Psicologia, especialidade Psicologia Social
- Ramo de Ciência Política, especialidade Política Comparada
- Ramo de Antropologia, especialidade de Antropologia da Etnicidade e do Político.