FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Passos não quer só que os emigrantes voltem. Também quer mais imigrantes
2015-06-19
"Agora que o pior da crise está ultrapassado", lembra o primeiro-ministro que negou ter sugerido aos portugueses que emigrassem.

Depois de ter dito que nunca sugeriu aos portugueses que emigrassem, Pedro Passos Coelho defendeu esta sexta-feira que está na altura de Portugal se preparar para acolher mais imigrantes e receber de volta os portugueses que emigraram à procura de emprego, porque o pior da crise já passou.

Na abertura do debate quinzenal, no parlamento, Pedro Passos Coelho considerou que "o país está de parabéns por ter conseguido, apesar da crise, melhorar as suas políticas de integração" de imigrantes.

"Agora que o pior da crise está ultrapassado, está na altura de nos prepararmos para fazer um acolhimento mais significativo de pessoas que precisam de ser realojadas ou reinstaladas, seja ao nível da política de asilo ou relativamente a imigração, ao mesmo tempo que devemos começar a preparar-nos para acolher todos aqueles que, sendo portugueses, procuraram outras economias para poderem obter resposta ao nível da empregabilidade", acrescentou.

O primeiro-ministro repetiu esta ideia, por outras palavras: "Está na altura, portanto, de começarmos a preparar as nossas estruturas e a nossa política para alargar o acolhimento a imigrantes, mas também para voltar a acolher aqueles que sendo portugueses começam hoje a ver melhores condições para regressar à economia portuguesa e a Portugal". 

 

Ver Jornal I, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades