FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Portugueses na Suíça sofrem discriminação no primeiro ano
2015-05-30
Investigadora portuguesa Ana Barbeiro realizou inquérito

A investigadora portuguesa Ana Barbeiro alerta para a discriminação e injustiça que muitos emigrantes portugueses sofrem no primeiro ano de chegada à Suíça, de acordo com um inquérito que será divulgado na próxima semana.

  • "No primeiro ano de chegada à Suíça, 56% dos inquiridos disseram que sofreram uma experiência de injustiça ou discriminação em pelo menos um contexto", disse à agência Lusa a investigadora Ana Barbeiro, da Universidade de Lausanne, que está a concluir uma tese de doutoramento intitulada, "Violências institucionais e percurso de vida. Vivências, representações e atitudes dos portugueses imigrantes na Suíça".


As injustiças estão principalmente relacionadas com o contexto de trabalho, de alojamento, da vida do dia-a-dia e dos serviços de imigração, disse. 

Segundo a investigadora, "o primeiro ano dos portugueses na Suíça pode ser equiparado às vivências das minorias mais discriminadas (...) na União Europeia". 

Isso demonstra que o primeiro ano é um momento de vulnerabilidade e que o contacto em vários contextos é difícil, de acordo com Ana Barbeiro. 

No entanto, salientou que "com o passar dos anos, essas experiências são mitigadas". 

Por outro lado, 44% dos Portugueses questionados disseram que nunca sofreram qualquer discriminação na Suíça. 

O objetivo da investigadora é estudar a relação dos emigrantes com as instituições ao longo do seu percurso migratório, nomeadamente a perceção de justiça e injustiça das pessoas e de como lidam com essas experiências. 

Formada em psicologia pela Universidades do Porto e do Minho, Ana Barbeiro interessou-se no início dos anos 2000 pelos emigrantes que chegavam a Portugal e as formas de discriminação que sofriam. 

Na Suíça, os estudos sobre os emigrantes portugueses são raros e a imigração portuguesa é geralmente comparada à espanhola e à italiana, o que motivou Ana Barbeio a estudar os imigrantes portugueses quando iniciou o seu doutoramento no país helvético. 

Os resultados do seu estudo baseiam-se em 273 questionários em português, complementados por 22 entrevistas aprofundadas, recolhidos em 2010 e 2013. Os inquiridos tinham entre 18 e 66 anos. A maioria deles chegou à Suíça quando tinha entre 20 e 29 anos. 

No entanto, a investigadora ressalvou que "esta amostra não é representativa de toda a comunidade (...), não é um retrato de milhares de portugueses na Suíça". 

Ana Barbeiro, que é também investigadora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, vai apresentar este estudo a 04 de junho em Lausanne, durante o congresso da Sociedade Suíça de Sociologia, e prevê concluir a sua tese ainda este ano.    

 

Ver Tvi 24, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades