Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Mudança nos países de destino da emigração portuguesa
2009-05-20
Depois de cerca de seis meses de trabalho, o Observatório da Emigração concluiu sem surpresa, que houve uma mudança nos países de destino escolhidos pelos portugueses, que decidem tentar a sorte no estrangeiro. Angola foi um dos destinos que registou um claro aumento da imigração.

Ao fim de quase seis meses de trabalho, o Observatório da Emigração registou uma mudança nos países de destino escolhidos pelos portugueses, que decidem deixar Portugal.

No velho continente há destinos que merecem a referência de Rui Pena Pires, membro do conselho cientifico do observatório, como «o Reino Unido que é, a seguir ao países tradicionais de emigração, o que apresenta maior número de emigrantes portugueses».

«Outro país onde cresceu muito a emigração foi a Espanha». Fora da União Europeia, «o país onde subiu mais foi Angola, mantendo-se no entanto alguma emigração significativa, quer para os EUA, quer para o Canadá, mas já muito abaixo dos valores que encontramos nos anos mais recentes», revelou o responsável.

O Observatório da Emigração, que está sob a tutela da Secretaria de Estado das Comunidades, foi criado há um ano e estes são os primeiros dados que vão ser disponibilizados no site da instituição no próximo mês.

TSF, aqui, acedido em 20 de Maio de 2009.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades