FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2014
Lusodescendentes 'jihadistas' são "coisa rara" em França
2014-10-12
Capelão nacional dos portugueses não teve conhecimento de casos junto da comunidade.

A notícia da existência de uma dezena de portugueses, descendentes de famílias emigrantes, a combater em grupos 'jihadistas' na Síria e no Iraque está a ser encarada, em França, como "uma coisa tão rara que deixa alguma perplexidade", disse à Lusa o padre Carlos Caetano.

O capelão nacional dos portugueses não teve conhecimento de casos junto da comunidade mas admite que "na sociedade francesa há uma sede de autenticidade e de espiritualidade autêntica" que, aliada "a um mundo católico onde se dá cada vez mais valor à forma do que ao conteúdo", pode degenerar em recrutamentos para a 'jihad'.

"Houve uma altura em que abandonámos muitos valores e agora estamos a voltar - e por vezes de forma radical - a uma busca de uma norma que possa dar uma certa estrutura à nossa vida. Infelizmente, muitas vezes, quem procura este tipo de estrutura são pessoas que, pelo menos no momento da busca, se encontram num estado fragilizado. Se houver quem proponha algo de muito absoluto e rígido, isso pode ser uma grande sedução", sugere.

A análise do Padre Nuno Aurélio, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Paris, vai no mesmo sentido: "Este aborrecimento e tédio existencial em que mergulhou a nossa cultura de conforto e o 'dolce fare niente' ao nível dos ideais tornou poderosamente atrativo este movimento para os que queiram dar um safanão à sua vida de uma forma tão extrema e violenta. E passam do 8 ao 80."

"Afetadas pela crise económica"

Em França, as pessoas oriundas da emigração estão mais expostas "ao risco de uma carreira jihadista", explica, por sua vez, Claire de Galembert do Institut des Sciences Sociales du Politique, em Paris.

A investigadora acrescenta que estas pessoas são "afetadas em cheio pela crise económica, pelo desemprego e pela habitação que as colocam em rutura ou em guetos", algo a que se somam os "problemas de identidade" vividos pelos filhos dos imigrantes "que sentem que não pertencem nem ao país de origem nem ao país que os acolheu".

À partida, na opinião da especialista das religiões, esse não seria o caso dos portugueses por causa das suas "estratégias de integração". Porém, "a crise económica também atingiu o meio empresarial português", podendo ter levado à degradação socio-económica "com consequências em termos das pessoas que os jovens frequentam".

Claire de Galembert acrescenta ainda que não são de espantar as conversões ao Islão de filhos de emigrantes portugueses porque "os portugueses são pessoas que, grosso modo, tiveram um processo de socialização na religião e para eles "a linguagem religiosa já fazia sentido".    

 

Ver correio da manhã, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades