Lisboa lidera a mais recente vaga de emigração portuguesa, de acordo com um inquérito online: 25% dos novos emigrantes viviam na capital, revela o estudo que pretende traçar o perfil dos novos emigrantes, coordenado por João Peixoto, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.
Numa análise dos resultados preliminares de um total de três mil respostas, depois da capital surge o concelho do Porto, com 8% dos questionários. Coimbra e Cascais ocupam as seguintes posições como locais de residência dos emigrantes antes de partirem.
Reino Unido e Alemanha são os principais destinos, num trabalho onde a esmagadora maioria respondeu que emigrou entre 2012 e 2013. A maior parte das respostas surge entre pessoas com idades entre os 30 e os 34 anos. É possível responder ao inquérito na página da internetwww.remigr.pt. O questionário surge no espaço inquérito.
O investigador do ISEG reconhece que um inquérito na internet obtém um maior número de respostas junto da população com mais habilitações. De modo a ser alargado a emigrantes com menores qualificações, serão também feitos inquéritos de rua.
Ver Correio da Manhã, aqui.