FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2014
Lisboa lidera emigração
2014-09-17
Depois da capital, Porto e Coimbra são os principais locais de partida dos entrevistados.

Lisboa lidera a mais recente vaga de emigração portuguesa, de acordo com um inquérito online: 25% dos novos emigrantes viviam na capital, revela o estudo que pretende traçar o perfil dos novos emigrantes, coordenado por João Peixoto, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Numa análise dos resultados preliminares de um total de três mil respostas, depois da capital surge o concelho do Porto, com 8% dos questionários. Coimbra e Cascais ocupam as seguintes posições como locais de residência dos emigrantes antes de partirem.

Reino Unido e Alemanha são os principais destinos, num trabalho onde a esmagadora maioria respondeu que emigrou entre 2012 e 2013. A maior parte das respostas surge entre pessoas com idades entre os 30 e os 34 anos. É possível responder ao inquérito na página da internetwww.remigr.pt. O questionário surge no espaço inquérito.

O investigador do ISEG reconhece que um inquérito na internet obtém um maior número de respostas junto da população com mais habilitações. De modo a ser alargado a emigrantes com menores qualificações, serão também feitos inquéritos de rua.

 

Ver Correio da Manhã, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades