FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2014
“Media” portugueses espalhados pelo mundo unem-se para partilhar conteúdos
2014-08-05
Vários jornais, revistas, rádios, sites de notícias e canais de televisão da emigração portuguesa espalhados pelo Mundo criaram a 26 de Julho, no Luxemburgo, a "Plataforma", associação dos órgãos de comunicação social portugueses no estrangeiro.

A reunião fundadora realizou-se no Luxemburgo, com a participação de representantes dos jornais "LusoJornal" (França e Bélgica), "Gazeta Lusófona" (Suíça), "CONTACTO" (Luxemburgo), "As notícias" (Reino Unido), "Portugal Post" (Alemanha), da revista "Decisão" (Luxemburgo) e do site internet "Bomdia.lu" (Luxemburgo).

A Plataforma, uma associação de órgãos de comunicação social portugueses no estrangeiro, vai servir para "partilhar experiências e conteúdos", disse à agência Lusa Carlos Pereira, co-fundador da associação.

"Existem jornais, revistas, rádios e televisões e não existe nenhum órgão federador. O objectivo número um é federar para partilhar experiências e conteúdos - o que se vai fazendo a nível pontual entre um e outro e é possível alargar isto ao nível mundial", explicou Carlos Pereira, director e fundador do semanário Lusojornal, que é difundido em França e na Bélgica.

A associação foi criada a 26 de Julho no Luxemburgo e tem entre os fundadores o "LusoJornal" (França), o "Jornal Tribuna de Macau" (Macau), a "Gazeta Lusófona" (Suíça), o "Portugal Post" (Alemanha), a "Rádio WJFD" (Estados Unidos), o "Mundo Lusíada" (Brasil), a "TV Portuguesa Montreal" (Canadá), "O Século" (África do Sul), "Bom dia" (Luxemburgo), "As Notícias" (Reino Unido), "Decisão" (Luxemburgo) e "Luso Americano"( Estados Unidos).

"Nesta fase, os membros fundadores vêm dos quatro cantos do mundo da Europa, de Macau, do Canadá, dos Estados Unidos, do Brasil, da África do Sul. Tentamos, nesta primeira fase, ter elementos de vários continentes e de várias áreas da comunicação - televisão, jornais, revistas, rádios, portais internet - e também ter homens e mulheres", continuou Carlos Pereira.

Além de uma plataforma electrónica para partilha de conteúdos, a missão da Plataforma passa por dar maior visibilidade aos "media" portugueses do estrangeiro até porque "quando se fazem campanhas de informação em Portugal, por exemplo nas eleições portuguesas ou europeias, nunca se utilizam os nossos órgãos para informar os portugueses de fora do que é necessário ir votar também".

A associação, que vai ter sede em Lisboa, pretende apresentar os diferentes órgãos de comunicação social portugueses espalhados pelo mundo às agências de meios em Portugal "para lhes mostrar que há portugueses fora de Portugal que poderiam estar interessados por anúncios dos clientes deles", conclui o jornalista de 49 anos, a viver há 30 em França.

"A ideia é antiga", admitiu, lembrando que em Macau foi criada, há mais de dez anos, uma associação internacional de jornalistas (AIJ), "que acabou por nunca ter sido oficializada" e que "o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas já tentou várias vezes ao organizar encontros mundiais de jornalistas ou de responsáveis de órgãos de comunicação social, motivando-os a organizarem-se".

Reagindo à criação da Plataforma, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, escreveu, ontem, na sua página Facebook: "Este é um dos mais importantes momentos de sempre para as nossas Comunidades. Bato-me pela criação de uma associação deste tipo há muitos anos. Contarão com todo o apoio possível da nossa parte. Os meus parabéns a todos os que se envolveram."

Uma página Facebook foi aberta, está a ser criado um site internet para a associação e os fundadores anunciam já várias iniciativas, uma das quais é realizar uma assembleia geral em 2015.

Lista dos Corpos gerentes da nova associação: Assembleia Geral - José Diniz Rocha (presidente, Tribuna de Macau / Macau), Adelino Sá (secretário, Gazeta Lusófona /Suíça), Eliesa Florinda Schulte (secretária, Portugal Post / Alemanha); Direcção - Carlos Pereira (presidente,LusoJornal  / França e Bélgica), Paulina Araújo (vice-presidente, Rádio WJFD / EUA), Odair Sene (vice-presidente, Mundo Lusíada / Brasil), Conceição Ferreira (vice-presidente, TV Portuguesa Montreal / Canadá), Rogério Varela (vice-presidente, O Século / África do Sul), Raul Reis (secretário,Bomdia.lu / Luxemburgo),  João Noronha (tesoureiro, As Notícias / Reino Unido); Conselho Fiscal - José Campinho (presidente, Decisão / Luxemburgo), Luís Pires (secretário, Luso-Americano / EUA), relator (a confirmar).

Ver Jornal Contacto, por Luxemburg Wort, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades