FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2014
Emigração: Festival «Filmes Do Homem» arranca este fim-de-semana
2014-07-31
Cinema ao ar-livre, exposições de fotografia, produção de documentários e encontro com realizadores são os principais destaques da edição do festival «Filmes do Homem» deste ano, que se realiza em Melgaço de 2 a 7 de Agosto, quando muitos emigrantes já estiverem de férias em Portugal.

A edição de 2014 tem como tema central a emigração portuguesa para França e reúne realizadores portugueses e franceses de diferentes gerações, que filmaram a vida e a luta dos emigrantes portugueses e que reflectem sobre a emigração, como Manuel Madeira, José Vieira, Patrick Séraudie, Robert Bozzi e Dominique Dante, Maria Pinto, Noémie Mendelle, Catarina Alves Costa, João Pedro Rodrigues e Joana Frazão.

Em Foco estará a obra de José Vieira, realizador que vive e trabalha em Paris e é autor de uma extensa filmografia sobre a emigração. O realizador estará presente durante o festival para apresentar os seus documentários.

A programação será especialmente intensiva durante o fim-de-semana de 2 e 3 Agosto, durante o qual se propõe um «Salto a Melgaço», designação que presta homenagem aos muitos portugueses que até aos anos 70 emigraram para França "a salto". Nestes dois dias pretende-se reconstituir as memórias desses tempos com projecções de filmes em sala e ao ar-livre, conversas com realizadores, visita guiada à exposição de fotografia de Gérald Bloncourt pela mão do próprio autor e debate sobre o «documentário como lugar de memória». As actividades distribuem-se entre o centro de Melgaço e as freguesias de Castro Laboreiro, Lamas de Mouro, Paderne, Cristóval e Arbo (Galiza).

O Festival de Documentário de Melgaço «Filmes Do Homem», organizado pela Câmara Municipal de Melgaço e pela Associação AO NORTE, pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social, reflectir sobre identidade, memória e fronteira e contribuir para um arquivo audiovisual sobre a região. A autarquia pretende assim dinamizar o Museu do Cinema de Melgaço, inaugurado em 2005, onde se encontra o espólio de Jean Loup Passek, cinéfilo e crítico de cinema.


Mais informações em www.filmesdohomem.pt.

 

Ver DiárioDigital, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades