Segundo Anna Martins, presidente da associação Cap Magellan, a campanha já vai no 12° ano e continua a «salvar vidas».
A campanha dirige-se aos portugueses residentes em França que vão de férias para Portugal de carro, estando presente nas estradas para «alertar contra a fadiga e o excesso de velocidade» e nas discotecas para «sensibilizar os jovens contra o álcool em saídas nocturnas», explicou.
Os voluntários da "Secur'été" vão começar por esperar pelos automobilistas portugueses, em Bordéus, no sul de França, entre 26 e 27 de julho e depois em Vilar Formoso, entre 02 e 03 de agosto, "com a GNR e, provavelmente, com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário", acrescentou a dirigente associativa.
Por outro lado, a campanha marcará presença nas discotecas portuguesas, com testes de alcoolemia, pulseiras e sacos com presentes, à imagem do que se vai passar na próxima sexta-feira, na discoteca La Costa, em Villeneuve-Saint-Georges, na periferia de Paris.
«O condutor tem uma pulseira e compromete-se a passar um teste de alcoolemia (ao final da noite). Se o teste for negativo, leva um saco com presentes. Este tipo de ações é feito no mês de agosto em discotecas de várias cidades, sobretudo no norte - porque os luso-descendentes de Paris são mais oriundos do norte - mas também em algumas cidades do sul», acrescentou Anna Martins.
A estudante de Direito salientou ainda que perante um grupo de jovens que bebeu muito, em que o condutor insiste em conduzir, se for possível convencê-lo a dar as chaves a um amigo já é «uma forma de salvar uma vida» porque, frisou, «poderia pôr em perigo a vida dele, as dos outros que estão no carro e a de outros condutores».
A campanha conta com mais de 150 voluntários que estarão numa dezena de cidades portuguesas, de acordo com a presidente da Cap Magellan - a principal associação de jovens luso-descendentes de França, criada em 1991 por um dos atuais vereadores de Paris, Hermano Sanches Ruivo.
Pelo terceiro ano consecutivo, o evento tem como "padrinho" o apresentador de televisão José Carlos Malato, de quem Anna Martins destaca a generosidade.
"Ele é muito generoso, dedicado e faz muito pela comunidade franco-portuguesa. Estando também presente na noite de gala de outubro (da Cap Magellan), na Câmara Municipal de Paris", justificou Anna Martins.
Ver Diário Digital com Lusa, aqui.