FR
Início / Recursos / Investigação / Projectos / Projectos promovidos por outras entidades /
Portuguese@Newark
2014-06-02

Investigadores: Pedro Lobo, Isabel Lopes Cardoso.

Áreas científicas: Fotografia, História das Representações, Migrações.

Centro/Rede de investigação: Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA), Universidade de Évora.

Duração: prevista (Julho 2014-Janeiro2015).

Entidade/instrumento de financiamento: .

Observações:

Projecto expositivo e de investigação fotográfica, histórica e etnográfica sobre os portugueses estabelecidos em Newark, New Jersey, EUA.

O projecto tem por ponto de partida a colecção de fotografias realizadas por Pedro Lobo em Newark, de Janeiro a Maio de 1986. Aproximadamente 414 slides, 35 mm slides, Kodachrome, realizados com câmaras e lentes Nikon, mostram igrejas, comércios, restaurantes, clubes e eventos formando um retrato dos e/imigrantes portugueses então concentrados no perímetro das ruas Ferry, Lafayette e Congress.

Bolseiro CAPES/Fulbright, Pedro Lobo criou o referido corpo de imagens para o projecto final que apresentou no âmbito do General Studies Program do International Center of Photography, NYC, na altura coordenado por Robert Blake.

Um pequeno grupo de imagens esteve exposto no encontro de apresentação dos trabalhos dos estudantes do ICP, em 1986, mas a maioria nunca foi mostrada em público nem publicada.

O projecto Portuguese @ Newark visa voltar ao local, fotografá-lo novamente e entrevistar as pessoas procurando delinear os modos como a e/imigração influiu na vida e moldou a cultura dos portugueses em Newark ao longo dos últimos trinta anos. O enfoque centrar-se-á, como em 1986, na questão das identidades culturais e nas diferentes características da e/imigração, de ontem e de hoje.

Resultados previstos:

Exposição de fotografia a apresentar em universidades e diferentes espaços culturais nos EUA, Portugal, Canadá (Universidade de Toronto), França.

Encontros científicos em torno de novas formas de representação das migrações (CREPAL / Centre de Recherches sur les Pays Lusophones da Universidade Sorbonne Nouvelle-Paris; CIES-IUL / Centro de Investigação e de Estudos de Sociologia do ISCTE, Lisboa).

Edição de um livro e de outras publicações científicas.

Investigação e autoria da fotografia/vídeo: Pedro Lobo

Investigação histórico-etnográfica: Isabel Lopes Cardoso

Parceiros institucionais do projecto: CHAIA / Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora; Observatório da Emigração/CIES-IUL, Lisboa; Ferreira-Mendes Portuguese-American Archives da Universidade de Massachusetts Dartmouth, nos EUA.

O projecto conta com o apoio do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Newark_1986

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades