De acordo com o boletim estatístico do Banco de Portugal, divulgado hoje, os emigrantes nacionais tinham enviado para Portugal, de janeiro a setembro, 2,19 mil milhões de euros, ao passo que os imigrantes em território nacional tinham enviado para os seus países de origem um total de 410 milhões de euros.
Em setembro, a França liderou a lista dos países emissores de divisa por parte dos trabalhadores, com 57,6 milhões de euros, o que representa uma subida de 4,2% face a setembro do ano passado, superando a Suíça, país de onde os emigrantes portugueses enviaram 50,3 milhões, subindo 11,8% face ao mês homólogo de 2012.
Olhando em sentido inverso, constata-se que os imigrantes brasileiros são, de longe, os que mais dinheiro enviam para o seu país: os dados mostram que os brasileiros enviaram 23,4 milhões de euros em setembro, representando uma subida de 29,8% face a setembro do ano passado.
Nos primeiros nove meses deste ano, aliás, o montante de dinheiro enviado para o Brasil (176 milhões) pelos seus trabalhadores supera a soma dos envios de todos os outros imigrantes em território nacional.
RTP, aqui.