FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Professores de português no estrangeiro têm portal na internet
2013-11-05
Uma plataforma na internet destinada a professores de português como língua estrangeira foi lançada em Lisboa, com um repositório de materiais “a que professores de todo o Mundo podem aceder gratuitamente”, revelou o diretor executivo do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP).

"Pela primeira vez, estes países consensualizaram uma metodologia para o ensino de português como língua estrangeira e temos lá um repositório de materiais a que professores de todo o Mundo podem aceder gratuitamente", explicou Gilvan Muller de Oliveira à agência Lusa. O diretor do IILP, responsável pelo projeto, disse ainda que a plataforma, que arrancou a 29 de outubro, no decorrer da 2ª Conferência Sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial,  arrancou com 150 unidades didáticas de quatro países - Angola, Brasil, Moçambique e Portugal - de um total de 730 previstas.
O portal permite, por exemplo, que um professor possa "ensinar português a partir da bandeira de Moçambique" ou "circular pelo espaço da lusofonia e trabalhar com lições de Portugal, Angola, Moçambique", o que "enriquecerá a perspetiva do aluno, que terá consciência de que o português é uma língua internacional, de oito países, que tem presença em quatro continentes", referiu o diretor executivo do IILP. O objetivo é concluir o portal até à próxima cimeira da CPLP, cuja presidência passará a ser assegurada por Timor-Leste, em 2014. Além disso, acrescentou Gilvan Muller de Oliveira, o portal será dinâmico. "Os professores de português podem ‘postar', carregar ou contribuir com as suas unidades, exercícios ou tarefas. O portal ganha uma vida própria à medida que vai sendo usado, criando-se uma grande rede de professores de português como língua estrangeira, que era o espírito do plano de ação de Brasília", explicou.

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades