FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Livro sobre os Políticos Portugueses da California
2013-10-19

Portuguese Heritage Publications of California, em parceria com a Fundação Luso-Americana (FLAD), anunciam o lançamento da sua mais recente publicação, California's Portuguese Politicians - A Century of Legislative Service (Políticos Portugueses da Califórnia - Um Século de Serviço Legislativo).

California's Portuguese Politicians, o nosso mais recente trabalho dedicado á história da presença portuguesa na Califórnia, aborda mais de 100 anos de serviço cívico nas legislaturas estadual e federal por políticos da Califórnia de ascendência portuguesa. Desde João G. Matos, imigrante natural da ilha do Faial, eleito à Assembleia  do Estado da Califórnia em 1900, até David Valadão, eleito para o Congresso  dos Estados Unidos em 2012, os imigrantes Luso-Californianos têm desempenhado um papel preponderante na vida política deste estado e nação.

Para podermos avaliar e apreciar o compromisso da responsabilidade cívica da  comunidade portuguesa da Califórnia, é necessário compreender as forças vivas e o tecido social e as motivações-chave que levaram alguns dos seus membros a tomarem uma postura dinâmica no processo democrático da sociedade onde vivem. A Fundação Luso-Americana (FLAD) compreendeu esta  dinâmica e apostou neste importante projeto com o apoio à pesquisa. California's Portuguese Politicians é mais um indispensável elemento para uma discussão mais vasta e melhor compreensão do papel e dinâmica da comunidade Luso Americana na Califórnia, oferecendo agora uma perspectiva e um olhar sobre a participação cívica.

California's Portuguese Politicians não só narra as nuances que contribuíram para a elevação destes pioneiros políticos a lugares de relevo na política dos Estados Unidos, como ainda coloca à consideração do leitor uma questão de enorme interesse: "será apenas coincidência que a comunidade portuguesa do Vale de San Joaquim na Califórnia está tão largamente representada no Congresso estadunidense enquanto a bem mais vasta comunidade portuguesa da costa leste ainda não conseguiu eleger um representante nacional?

Pesquisado e escrito pelo Dr. Alvin Graves, cuja primeira publicação para Portuguese Heritage Publications foi The Portuguese Californians, um estudo profundo sobre o papel dos portugueses no desenvolvimento da agricultura na Califórnia, California's Portuguese Politicians é uma publicação com mais de 200 páginas, edição de luxo e a cores, profusamente ilustrada com documentação de valor histórico, que narra a sensacional história do contributo cívico e legislativo dos luso-americanos em prol do Estado da Califórnia e dos Estados Unidos.

No âmago de California's Portuguese Politicians, na sua esmagadora maioria de descendência açoriana, está o espírito indomável, a determinação, os valores familiares e a coragem de enfrentar o próximo desafio, qualidades que tanto bem distinguem o povo das ilhas dos Açores. Neste livro, o segundo estudo sobre a comunidade portuguesa da Califórnia da autoria do Dr. Alvin Graves apresenta os pioneiros políticos de ascendência portuguesa, refletindo sobre a sua educação, vida familiar, orgulho cívico, realizações e, nalguns casos, a caminhada para o Congresso dos Estados Unidos.

California's Portuguese Politicians-A Century of Legislative Service, é uma homenagem a todos os homens e à mulher de descendência portuguesa que cumpriram notavelmente o seu dever cívico ao longo dos últimos 100 anos da presença portuguesa na Califórnia.

Portuguese Heritage Publications é uma editora comunitária, sem fins lucrativos, gerida por voluntários, que se dedica à pesquisa e disseminação da história e experiência dos portugueses no Estado da Califórnia, para fins educativos. Para mais informações sobre esta editora e as suas 21 publicações consulte o website: www.PortugueseBooks.Org

Azores Digital, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades