FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Colóquio sobre emigração exibe e discute "A Gaiola Dourada"
2013-10-04
A 9 de outubro, a Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, recebe o colóquio "Imagem da (e)migração vs (e)migração em imagens", em que vai ser exibido, gratuitamente, e discutido entre vários intervenientes e o realizador Ruben Alves, o filme "A Gaiola Dourada". É necessária inscrição prévia.

Depois de "A Gaiola Dourada" se ter revelado como um dos filmes mais bem sucedidos de sempre em Portugal - além de ter granjeado boas críticas fora do país -, o Observatório dos Luso-Descendentes aproveita o burburinho à volta do tema desta obra portuguesa para lançar o colóquio "Imagem da (e)migração vs (e)migração em imagens", a decorrer a 9 de outubro, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.

Tendo em conta que o debate terá como ponto de partida o filme de Ruben Alves, às 11h15 vai ser exibido "A Gaiola Dourada". A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia na página de Facebook do Observatório dos Luso-Descendentes ou no seguinte e-mail: info@old.pt. Os convites para o filme devem ser levantados na Biblioteca Almeida Garret, no próprio dia da exibição, às 11h.

Depois de visto - ou revisto - o filme, iniciar-se-ão dois painéis. O primeiro, designado de "A imagem da (e)migração", começa às 15h. Moderado por Carlos Pereira, diretor do "Luso Jornal" (França e Bélgica), e com as participações de João Teixeira Lopes, professor da Universidade do Porto (UP), Aude de Amorim, cônsul-geral de França no Porto, e Gabriela Cunha, da Faculade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP (FPCEUP), vai discutir o fenómeno da recente vaga de emigração portuguesa para França, bem como, por exemplo, o impacto da emigração na relação conjugal, um dos aspetos mais focados no filme.

Às 17h inicia o segundo painel, "A (e)migração em imagens". Desta vez, a moderação fica a cargo de João Santos Duarte, jornalista da Rádio Renascença, e conta com as participações de Isabelle Simões Marques e Fátima Velez de Castro, da Universidade de Coimbra (UC), e do próprio Ruben Alves, realizador d'"A Gaiola Dourada". Aqui vai-se debater, entre outros temas, as imagens e representações da emigração nas redes sociais. O colóquio encerra às 18h30.

Jornalismo Porto Net, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades