FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Produtora dos EUA interessada em remake de A Gaiola Dourada
2013-09-05
O filme que até agora é o mais visto em Portugal em 2013 foi nomeado para os Prémios do Cinema Europeu na categoria de Prémio do Público.

José Maria Pinheiro

O realizador Ruben Alves disse esta quinta-feira ao PÚBLICO que está em conversações com uma produtora norte-americana quanto aos direitos de adaptação de A Gaiola Dourada, filme sobre a emigração portuguesa em França que já se tornou no filme mais visto em Portugal desde o início do ano de 2013.

"Recebemos há pouco tempo o contacto de uma produtora [norte-americana] que demonstrou interesse em adquirir os direitos de adaptação da película. As negociações ainda estão a decorrer", disse ao PÚBLICO Ruben Alves, o realizador luso-descendente de A Gaiola Dourada. "Ainda não sei se pretendem filmar um remake adaptado à realidade latina dos Estados Unidos, mas sinto-me muito honrado em testemunhar o sucesso que o filme está a ter e este contacto que surgiu agora deixa-me ainda mais satisfeito", acrescentou.

O filme protagonizado por Rita Blanco e Joaquim de Almeida foi entretanto nomeado para os Prémios do Cinema Europeu (European Film Awards), um de onze filmes concorrentes na categoria Prémio do Público.

A longa-metragem francesa sobre um casal de emigrantes portugueses que trabalha há 30 anos em Paris irá competir com filmes espanhóis como Os Amantes Passageiros de Pedro Almodóvar ou O Impossível de J. A. Bayona, para além do documentário À Procura de Sugar Man - que venceu o Óscar de Melhor Documentário este ano - ou de Anna Karenina, de Joe Wright, A Melhor Oferta, de Giuseppe Tornatore, The Broken Circle Breakdown, do belga Felix van Goreningen, The Deep, de Baltasar Kormákur, Kon-Tiki -- A Viagem Impossível, de Joachim Rønning e Espen Sandberg, Oh boy, de Jan Ole Gerster e Só Precisamos de Amor, de Susanne Bier. Os prémios serão entregues a 7 de Dezembro em Berlim, sendo os restantes nomeados conhecidos a 9 de Novembro em Sevilha, escreve a Lusa.

"Não consegui deixar de sentir alguma comoção quando soube que o filme tinha sido nomeado", disse Ruben Alves. "O facto de a minha obra estar na mesma lista que um filme de Pedro Almodóvar enche-me de orgulho, já que é um filme que retrata Portugal, assim como um pouco da Europa."

A Gaiola Dourada foi rodada em Paris e parcialmente na região do Douro. De acordo com os dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), já é o filme mais visto do ano em Portugal. Desde que se estreou nas salas de cinema a 1 de Agosto e até 4 de Setembro, o filme já foi visto por 467.082 espectadores, ultrapassando aquele que era até agora o maior sucesso de bilheteira de 2013, Velocidade Furiosa 5.

Público, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades