FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Gala da PALCUS vai celebrar em novembro o talento luso-americano
2013-08-26
A 17ª Gala Anual dos Prémios de Liderança da PALCUS (Portuguese-American Leadership Council of the United States - Conselho de Liderança Luso-Americana dos Estados Unidos) realiza-se este ano a 2 de Novembro, na cidade de San Diego, estado da Califórnia. John Rebelo, antigo banqueiro e um dos fundadores da Palcus, vai presidir à Gala, que terá como mestre de cerimónias a jornalista luso-americana Cristina Mendonsa. A celebrar 22 anos de fundação, a PALCUS vai atribuir este ano sete prémios a portugueses e luso descendentes que se destacaram junto da comunidade e nos Estados Unidos, em areas diversas.

Os Prémios de Liderança da PALCUS são entregues anualmente a luso-americanos que se tenham distinguido por realizações notáveis nas suas profissões ou nos serviços à comunidade portuguesa. Os galardões são entregues no decorrer da Gala daquela organização luso-americana, que este ano terá lugar no Sheraton San Diego Hotel & Marina, a 2 de novembro, a partir das 18h30.
Este ano, a PALCUS vai atribuir sete prémios, entregues a portugueses e luso descendentes, em areas que vão do associativismo à ciência, da cultura à economia.
O prémio Fundadores será entregue a Joe da Rosa, enquanto o Comité do Festival Cabrillo de San Diego receberá o prémio Liderança ao Serviço da Comunidade. Natalie Batalha, astrofísica, professora assistente de física e astronomia na Universidade de San José e pesquisadora associada na NASA, para a detecção de planetas extra-solares e astrofísica estelar receberá o Prémio Realização Cientifica.
O prémio Empreendedorismo de Negócios vai ser entregue a Cidalia Luis Akbar, presidente da M. Luis Construction, enquanto o prémio Serviço Corporativo Comunitário irá distinguir a TAP (Transportadora Aérea Portuguesa). Este ano, o prémio Jovem Promessa Luao Americana vai galardoar a jovem fadista Natalie Pires Cardoso. Já o prémio Realização Artística sera entregue ao pintor e escultor João de Brito.
A gala terá como mestre de cerimónias a luso-americana Cristina Mendonsa, jornalista e apresentadora na KXTV, televisão afiliada à ABC. Ao longo da carreira, Cristina Mendonsa recebeu inúmeras homenagens profissionais, incluindo dois prémios Emmy, um prémio Murrow nacional, um prêmio de excelência para mulheres americanas em rádio e televisão e, mais recentemente, um prêmio da Aliança Nacional da Doença Mental, para uma série de reportagens sobre doenças mentais em estudantes universitários.
Fundada em 1991 com a missão dar a conhecer e defender os interesses nacionais e internacionais da comunidade luso-americana, a PALCUS prioriza as relações com o governo, a promoção de uma maior consciência de realizações da comunidade e o reforço de laços cada vez mais fortes entre os Estados Unidos e Portugal, intervindo ainda junto dos órgãos do poder americano em assuntos de interesse para a comunidade luso-americana.

PALCUS concedeu bolsas de estudo a duas luso-descendentes
Em 2012, a PALCUS apresentou o programa nacional nacional de bolsa de estudos. A finalidade é fornecer bolsas de estudo de âmbito nacional, com base no mérito, a estudantes luso-americanos que pretendem continuar os estudos a nível universitário. As bolsas são concedidas anualmente a estudantes de ascendência portuguesa "que tenham demonstrado excelente desempenho em suas carreiras académicas e que se comprometam com a realização de um plano aprovado de estudos", refere a PALCUS. Este ano, a organização concedeu duas bolsas de estudo no valor de mil dólares cada, que serão entregues na Gala da PALCUS: uma bolsa de estudo para um estudante que se tenha matriculado numa universidade e outra para um estudante de pós-graduação. As vencedoras são Juliana Sumida e Sydney Fultz.
Julianna Sumida é estudante na Universidade do Havaí em Manoa, no programa de Mestrado em Artes, grau em musicologia. De ascendência portuguesa e brasileira, Juliana centra a sua pesquisa na etnomusicologia lusófona em geral e na arte musical portuguesa, em particular na «modinha».  Sydney Fultz é estudante do segundo ano da Ciência Animal na Universidade Politécnica da California, em San Luis Obispo. Descendente de uma família portuguesa ligada à agricultura, Sydney Fultz predenet dedicar-se à Veterinária de animais de grande porte, tendo já garantido um lugar na Faculdade de Veterinária da Universidade de Glasgow.
Ana Grácio Pinto

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades