FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Fafe: Encontro de emigrantes com muita cultura
2013-08-17

Centenas de emigrantes e respectivas famílias reuniram-se, recentemente, no XVI Encontro de Emigrantes Fafenses, que decorreu em vários espaços da cidade.
O evento, organizado pela Câmara Municipal de Fafe, começou com a actuação dos artistas Geraldo Maia e Clarisse Fernandes, acompanhados por Vinícius Sarmento à viola, na Casa Municipal da Cultura.

Seguiu-se a inauguração, no mesmo espaço, da exposição de fotografia intitulada ‘Por uma Vida Melhor'. As fotografias de Gérald Bloncour mostram Portugal dos anos 60 e 70 e o quotidiano dos emigrantes portugueses em França, e constam do espólio do Museu das Migrações. Esta exposição está patente ao público até ao fim deste mês.

Integrada na mesma festa, a Biblioteca Municipal de Fafe, acolheu a apresentação das obras ‘Amazónia, Prescrição de um Crime' (de Manuel Sousa Fonseca e Cézar Negreiros). ‘A Terra da Raínha - Retratos Portugueses no Reino Unido' (de Isabel Mateus), ‘La Revolution des Oeillets au Portugal' (de Manuel do Nascimento) e ‘De São Vicente a Paris' (da autoria de Altina Ribeiro).

Foram, ainda, lançadas as actas do seminário ‘A Emigração na Primeira República'. No Jardim do Calvário foi assinado um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Fafe, através do Museu das Migrações e a Associação Memória das Migrações. O acordo visa recolher e preservar a memória da presença portuguesa em vários países onde existem emigrantes portugueses. A festa encerrou com um jantar-convívio.

Correio do Minho, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades