FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Português anuncia candidatura às eleições locais de 2014 em Londres
2013-07-12

Stockwell, o bairro em Londres com maior concentração de portugueses, vai ter pelo menos um candidato luso a vereador nas eleições municipais em maio do próximo ano, anunciou o próprio, Guilherme Rosa.

O militante do Partido Socialista português foi escolhido pelos militantes do partido Trabalhista para integrar as listas de candidatos desta formação política na "ward" (círculo) de Stockwell no município de Lambeth.

"O objetivo principal é tentar aproximar as várias comunidades [étnicas] e intervir em áreas como o crime, desemprego, habitação, que também afetam a comunidade portuguesa", disse o candidato à agência Lusa.

Guilherme Rosa, que tem 39 anos e reside na capital britânica há 11, aponta ainda como ambição dinamizar mais uma comunidade que considera demasiado apagada, nomeadamente os empresários locais, onde existe um grande número e comércios portugueses.

A seleção do antigo empregado bancário foi feita, afirma, numa lógica de "aproximação dos trabalhistas à minorias étnicas", sendo a portuguesa a maior de Lambeth.

As autoridades estimam que entre 35 mil e 50 mil portugueses residam nesta zona, representando entre 15 e 20 por cento do total da população (275 mil habitantes), sendo Stockwell conhecido por "Little Portugal".

Como desafio, vincou este natural de Tomar, terá o de combater "problemas relacionados com a centralidade" da área muito próxima de Westminster, que tem trazido novos habitantes e regista um grande desenvolvimento urbano.

Além de ativista político, Guilherme Rosa reivindica intervenção em várias ações cívicas a favor da comunidade, como a angariação de livros em português para a biblioteca municipal local, o lançamento de jornais comunitários e a organização de eventos culturais e sociais.

Nas eleições anteriores, em 2010, Fernanda Correia foi a única candidata portuguesa em Stockwell, em representação dos Liberais Democratas, tendo ficado em quarto lugar, atrás dos três candidatos trabalhistas.

Gabriel Fernandes foi o único português eleito vereador, em 2002 pelos Liberais Democratas, mas foi forçado a demitir-se em 2003 devido a um processo judicial por fraude relacionada com benefícios sociais.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa

iOnline, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades