FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Clermont-Ferrant 'Cidade mais portuguesa de França' encerra Consulado luso
2013-06-30
O presidente da Câmara de Clermont-Ferrant, Serge Godard, lamentou o encerramento do Consulado português daquela que considera ser "a cidade mais portuguesa de França", com cerca de 50 mil portugueses e luso-descendentes

"Os cidadãos de Clermont de origem portuguesa, e portugueses, têm uma grande necessidade de ter um consulado próximo, e são obrigados a fazer cerca de 200 quilómetros para tratar dos assuntos consulares. Não me parece normal", afirmou Serge Godard, que recebe este fim de semana o deputado socialista Paulo Pisco, eleito pela emigração.

O autarca francês acrescentou que "a Câmara esteve ao lado dos portugueses que reagiram ao encerramento do Consulado", em Dezembro de 2012.

"Há portugueses em Clermont que têm um sucesso social excepcional, são dirigentes de empresas e necessitam de um Consulado perto deles", concluiu Serge Godard.

De visita à cidade, o deputado Paulo Pisco, considera a situação "absolutamente inaceitável".

"O Governo nomeou um Cônsul Honorário em setembro de 2012 e passado praticamente um ano o Consulado ainda nem sequer está aberto".

Paulo Pisco considera tratar-se de "um problema muito sério", que caracteriza como "um impasse da parte do Governo".

"Há aqui uma inatividade, uma paralisia relativamente a uma tomada de decisão que está a prejudicar enormemente os portugueses, da mesma maneira que os portugueses ficaram enormemente prejudicados com o encerramento de outros postos, designadamente em Lille e em Nantes, que agora estão a sobrecarregar brutalmente o Consulado Geral de Paris".

O deputado considera que não existe qualquer justificação "nem do ponto de vista financeiro, nem do ponto de vista administrativo, nem do ponto de vista da própria racionalidade económica".

"E muito menos da necessidade de prestar um serviço público decente aos cidadãos portugueses que estão aqui nestas regiões", acrescentou Paulo Pisco.

O deputado socialista sublinhou ainda a contradição "que tem que ver com o facto de haver uma contínua chegada de portugueses à região de Clermont-Ferrant", assim como a outras regiões francesas, que coincide com o encerramento dos postos consulares.

"É tudo uma grande irracionalidade, é tudo, diria mesmo, de uma grande crueldade na forma como os portugueses aqui, e em todas estas regiões de França, estão a ser desconsiderados pela incapacidade do Governo de corresponder às necessidades das nossas comunidades nestas regiões".

Paulo Pisco deslocou-se a Clermont-Ferrant neste sábado, onde participou em comemorações populares da comunidade portuguesa da região e foi recebido pelo presidente da Câmara, Serge Godard.

A visita do deputado do PS a esta região continua hoje com um almoço, onde participam militantes e simpatizantes do Partido Socialista de Clermont-Ferrand.

A deslocação de Paulo Pisco termina esta segunda-feira com a visita do deputado ao Consulado-Geral de Portugal em Lyon, que tem vindo a ser sobrecarregado com o encerramento de serviços consulares como é o caso de Clermont-Ferrand.

Notícias ao Minuto, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades