FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
José Cesário pede união aos portugueses emigrantes no contexto de crise
2013-05-12

O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, pediu hoje aos portugueses em todos o mundo para que se "mantenham o mais unidos possível" no atual contexto de crise
"Se nos mantivermos próximos uns dos outros, se desenvolvermos laços uns com os outros, conseguiremos ter vitórias, resultados que isoladamente nunca o conseguiremos", referiu o governante em declarações à Agência Lusa, em Toronto, durante a Gala das comemorações dos 60 anos da emigração portuguesa no Canadá.
"Portugal é um grande país se somar os que estão lá e os que estão fora", acrescentou o governante.
José Cesário desejou ainda que comunidades, como a canadiana, se mantenham "ativas e vivas" e "protejam as suas tradições" para as poderem "transmitir aos mais novos".
"Participei nas cerimónias dos cinquenta anos, estou na dos sessenta e estou que os próximos deem continuidade a este exemplo", frisou.
Filho de um dos pioneiros da emigração portuguesa no Canadá, Charles Sousa, ministro das Finanças do Ontário, considerou que "há espaço para todos, para negociar, aprender, para nos ajudar".
Sobre as comemorações dos 60 anos da emigração, o governante da emigração "é uma data importante" já que os "pioneiros" deram aos mais novos que nasceram no Canadá "uma lição importante" não só para uma boa representação para a comunidade, "mas também para contribuírem".
As comemorações dos 60 anos da emigração portuguesa no Canadá, arrancaram no sábado à noite, com o 26.ª Gala das Bolsas de Estudo e uma homenagem aos pioneiros.
Foram entregues também 13 bolsas de estudo a alunos de origem portuguesa, tendo sido distinguidas algumas personalidades que se evidenciaram.
A efeméride prossegue hoje no High Park, onde decorrerá uma homenagem no 'Monumento dos Pioneiros', inaugurado em 1978, quando se comemoraram 25 anos da emigração. Ambos os eventos são organizados pela Aliança de Clubes do Ontário (ACAPO).
Entretanto, numa parceria entre o Consulado Geral de Portugal em Toronto e o Projeto de História Luso-Canadiana, vai estar patente na Câmara Municipal de Toronto, de 13 a 19 de maio, uma exposição que será inaugurada na segunda-feira, alusiva à história da emigração portuguesa naquele país.
Será também celebrada uma missa em honra dos emigrantes pioneiros, na igreja de Santa Maria, a primeira portuguesa no Canadá.
Foi no dia 13 de maio de 1953, na doca 'Pier 21' em Halifax, que o navio Saturnia atracou, desembarcando os primeiros 218 imigrantes portugueses com os respetivos vistos de trabalho, muitos deles provenientes dos Açores, Madeira e alguns do continente.
Passados 60 anos, vivem no Canadá cerca de 450 mil portugueses e luso-canadianos. As comemorações vão continuar nos festejos do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a 10 de junho, prolongando-se ate Julho. 

Jornal da Madeira, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades