FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Boston celebra Portugal durante dois meses
2013-05-04

Boston - A Universidade de Massachusetts acolhe na segunda-feira uma conferência com escritores do espaço lusófono, uma iniciativa integrada no 8.º Festival Português de Boston que, durante dois meses, vai promover dezenas de eventos sobre Portugal na cidade norte-americana. 

Dulce Maria Cardoso, de Portugal, João Gilberto Noll, do Brasil, e Danny Spinola, de Cabo Verde, irão debater o tema "Identidades e Vozes em Português: Construção, Permanência e Mudança. De Memória, Silêncio e Perda" no terceiro evento do festival, que arrancou na semana passada com uma conferência dos professores Frank J. Garcia e Paulo Barrozo, no Boston College, e a inauguração de uma exposição de pintura de José L. Santos. 

"O objectivo [do festival] continua a ser promover a cultura, as tradições e a herança portuguesa, não só junto da comunidade portuguesa, mas também junto da sociedade de acolhimento e de outras comunidades de todo o mundo que vivem nesta zona", explicou à agência Lusa o cônsul-geral de Portugal em Boston, Paulo Cunha Alves. 

O diplomata diz que a organização, um esforço conjunto do consulado e diversas instituições comunitárias, "procura que o festival seja acessível às massas, com grandes eventos como a parada e a regata, e, ao mesmo tempo, inclua eventos de carácter mais selectivo, virados para a cultura." 

Paulo Cunha Alves diz que "começa a haver um interesse do público americano para este festival" e espera multiplicar o interesse nesta edição, com uma campanha de marketing nas redes sociais e nos transportes públicos da cidade.

Ainda durante o mês de Maio, a música da compositora Andreia Pinto-Correia poderá ser ouvida a 8 e 9, no dia 18 será realizada, pela primeira vez, a Conferência da Juventude Portuguesa, e os filmes da realizadora Susana de Sousa Dias serão mostrados nos dias 25 e 26. 

O festival parte, depois, para a rua, com a celebração da Regata de Botes Baleeiros Açorianos a 2 de Junho, com o içar da bandeira portuguesa em frente a Câmara Municipal de Boston no dia 9, e com uma procissão em honra de Santo António a 16. 

O festival encerra no dia 23, com a Parada do Dia de Portugal, em que dezenas de grupos e organizações da comunidade portuguesa desfilam entre as cidades de Somerville e Cambridge e que, no ano passado, envolveu "entre 3 a 4 mil pessoas", segundo Cunha Alves. 

Também no mês de Junho, no dia 4, o capitólio estadual de Massachusetts homenageia vários luso-americanos, numa cerimónia em que estará presente o presidente do Governo Regional dos Acores, Vasco Cordeiro. 

A organização do festival tem um orçamento de 60 mil euros e conta com o apoio de empresários portugueses, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, do Instituto Camões e da Direção Regional das Comunidades do Governo Regional dos Açores.

ANGOP, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades