FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Portugal quer ver "ainda mais desenvolvida" a relação com a Venezuela - José Cesário
2013-04-18

Caracas - Portugal quer ver "ainda mais desenvolvida" a relação de cooperação bilateral que mantém com a Venezuela, disse em Caracas o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.  

"Realço sobretudo a vontade de cooperar entre Portugal e a Venezuela,  temos uma relação muito antiga, uma relação que se tem aprofundado e essa relação tem naturalmente de ser ainda mais desenvolvida", disse.  

José Cesário falava à agência Lusa, à chegada a Caracas, onde vai assistir na sexta-feira ao juramento da tomada de posse de Nicolás Maduro como  Presidente da Venezuela.  

"Evidentemente que a essa relação não é estranha a numerosa comunidade que aqui temos, uma comunidade que sabemos que está integrada e, por estar integrada, evidentemente que acompanha no dia a dia tudo aquilo que aqui se passa, mas que sabemos que é uma comunidade que está profundamente empenhada sobretudo no desenvolvimento da Venezuela e é isso que nos importa", disse. 

Por outro lado, explicou que a sua presença  "tem exatamente a ver com o facto de Portugal ser um país amigo da Venezuela, pronto a colaborar para,  em todas as circunstâncias, a Venezuela poder desenvolver-se e obviamente podermos desenvolver ainda mais as relações entre os dois países".  

"É essa mensagem essencialmente que nós passamos. Nós desejamos que a Venezuela tenha o máximo desenvolvimento possível e a Venezuela sabe que pode contar sempre com Portugal para todas as formas de cooperação no sentido de os nossos povos poderem ter o melhor, o máximo de bem-estar", disse. 

Cesário frisou ainda que a visita a Caracas "prende-se exclusivamente com a representação do Governo português na cerimónia da tomada de posse do Presidente Nicolás Maduro e, portanto, esse é o motivo absolutamente central".   

"Evidentemente que farei alguns contactos com a comunidade portuguesa, o que é naturalmente a nossa obrigação sempre que nos deslocamos aqui à Venezuela", acrescentou.  

José Cesário chegou a Caracas na quarta-feira, prevendo deixar a capital venezuelana no próximo domingo.

Angola Press, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades