O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, chega a Luanda na próxima segunda-feira para uma visita de trabalho, disse hoje à Lusa fonte diplomática.
José Cesário tem agendadas visitas ao Consulado Geral de Portugal, Centro Cultural Português e Escola Portuguesa, em Luanda.
Na terça-feira à tarde, o secretário de Estado reúne-se com elementos da comunidade portuguesa residente em Angola.
Não estão agendados encontros com governantes angolanos.
A visita de José Cesário a Luanda realiza-se num período em que as relações luso-angolanas sofrem os efeitos de dois editoriais do Jornal de Angola, diário estatal, em que se questionam os investimentos angolanos em empresas portuguesas.
Os textos do Jornal de Angola vêm na sequência da notícia publicada na última edição do semanário Expresso, referindo que o Procurador-Geral da República de Angola, João Maria de Sousa, está a ser investigado pelo Ministério Público português por "suspeita de fraude e branqueamento de capitais".
A fuga de informação mereceu do próprio João Maria de Sousa, em comunicado enviado à agência Lusa em Luanda, uma "veemente condenação", classificando o sucedido como "despudorada" e "desavergonhada" a forma como o segredo de justiça é "sistematicamente violado" em Portugal em casos relativos a "honrados" cidadãos angolanos.
Lusa/SOL, aqui.