FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Emigrantes em França criam Rádio Cultura Lusa na Internet
2013-02-17

Quatro emigrantes em França criaram uma rádio na internet que, embora ainda só emita música, pretende, no curto prazo, emitir produção própria, da animação à informação, divulgando Portugal e a cultura portuguesa pelo mundo.

Em declarações à agência Lusa, a partir de Lille, no norte de França, João Real, responsável pelo projecto, explicou que esta rádio vai constituir-se formalmente a partir de uma associação sem fins lucrativos e nasce de um outro projecto de sua autoria, que já funciona há um ano: o portal Cultura Lusa.

"O Cultura Lusa é um portal de actualidade nacional e internacional, escrito em francês, onde podem ler-se notícias sobre economia, cultura, política, desporto, tecnologia, gastronomia, e também artigos de opinião, e onde existe uma agenda de eventos. Tem como objectivo promover e divulgar a cultura portuguesa e capitalizá-la, favorecendo intercâmbios franco-portugueses e o turismo", explicou.

É um projecto que pretende também "informar as comunidades lusófonas que residem em França, na Bélgica, no Luxemburgo e na Suíça, bem como o público francófono".

A rádio segue o mesmo princípio: "É informação, promoção da cultura portuguesa, através do portal digital. Terá emissões em gravação, outras em directo, e é um projecto aberto à participação de todos", explicou João Real.

O projecto está a andar lentamente porque depende de trabalho voluntário, mas é bastante ambicioso. Por agora, a pequena equipa ainda procura um local para instalar o estúdio. Depois disso, a Rádio Cultura Lusa pretende conseguir colaborações com rádios portuguesas, e mesmo apoiar-se numa rede de correspondentes locais.

"É uma rádio para o mundo. Vai funcionar - já funciona - 24 horas por dia, e o tempo de emissão estará dependente do número de pessoas disponíveis, e do tempo que cada um tiver para dar. Queremos fazer um produto de qualidade, e esperamos poder pagar pelos conteúdos, embora, sublinho, não tenhamos fins lucrativos", acrescentou.

A Rádio Cultura Lusa pode ser ouvida na internet, seja no computador ou no telemóvel, e, em breve, deverá poder ser ouvida via Televisão Digital Terrestre.

Lusa / SOL, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades