FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Canadá – Comunidade portuguesa é "empreendedora" e tem "um papel político"
2013-01-28

Toronto - O secretário de Estado das Comunidades declarou que a emigração oficial portuguesa para o Canadá, iniciada há 60 anos, deu lugar a "uma comunidade integrada e empreendedora" que evidencia agora "um papel político".  

 José Cesário falava em Toronto no primeiro dia da sua visita de três dias ao Canadá, a qual inclui também uma deslocação a Montreal, após o que seguirá para Newark, nos Estados Unidos.  

 O principal motivo desta curta estada é a aplicação do programa de incentivo à leitura, anunciado recentemente em Paris e destinado a apoiar o ensino do Português no estrangeiro.

 Por outro lado, o responsável é o convidado de honra na gala comemorativa do 13.º aniversário da associação lusa da Casa das Beiras, em Toronto.  

 No âmbito do programa de incentivo à leitura, o titular da pasta das Comunidades portuguesas irá entregar, durante esta viagem à América do Norte, cinco bibliotecas - duas à escola da associação First Portuguese, em Toronto, uma à escola portuguesa da Missão
de Santa Cruz, em Montreal, e as duas restantes nos Estados Unidos.  

 O governante explicou que a distribuição das bibliotecas às escolas e associações portuguesas com estabelecimentos de ensino de língua portuguesa abrange a Europa e países fora do continente.  
 

Numa segunda fase, o Governo português irá iniciar a cobrança de propina nas escolas que são iniciativa do Estado português na Europa, estando neste momento a aguardar a publicação da portaria respetiva no Diário da República. 
 

Sobre o valor a cobrar, José Cesário insistiu em remeter o seu anúncio para a publicação da portaria, admitindo apenas que "será inferior a 120 euros por ano".  
 

Instado a fazer uma análise do 60º aniversário de emigração oficial portuguesa no Canadá, que se celebra este ano, o governante assinalou que, sem consequência do fluxo verificado ao longo do tempo, hoje há portugueses espalhados por todos os cantos do
Canadá. 

Angola Press, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades