FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Como Passos e outros governantes apelaram à emigração
2013-01-18
(COM VÍDEO) Passos Coelho disse hoje em Paris que "ninguém" no Governo "aconselhou os portugueses a emigrarem". Mas a verdade é que tanto o primeiro-ministro, como outros membros do seu Executivo já falaram no estrangeiro como uma forma de arranjar emprego.

por Ana Meirele

Em dezembro de 2011, numa entrevista ao Correio da Manhã, Passos Coelho aconselhou a emigração aos professores desempregados. "Angola, mas não só Angola, o Brasil também, tem uma grande necessidade ao nível do ensino básico e do ensino secundário de mão de obra qualificada e de professores.Sabemos que há muitos professores em Portugal que não têm nesta altura ocupação e o próprio sistema privado não consegue ter oferta para todos. Nos próximos anos haverá muita gente em Portugal que ou consegue nessa área fazer formação e estar disponível para outras áreas ou querendo-se manter, sobretudo como professores, podem olhar para todo o mercado de língua portuguesa e encontrar aí uma alternativa"

A defesa de Passos feita Miguel Relvas e Carlos Abreu Amorim

 

Alexandre Mestre, secretário de Estado da Juventude e Desporto

No dia 31 de outubro de 2011, Alexandre Mestre, secretário de Estado do Desporto, disse no Brasil que disse que os jovens portugueses desempregados, em vez de ficarem na "zona de conforto", poderiam emigrar, noticiou a Lusa. "Se estamos no desemprego, temos de sair da zona de conforto e ir para além das nossas fronteiras", disse o governante à Lusa, acrescentando que o país não pode olhar a emigração apenas com a visão negativista da "fuga de cérebros".

A 6 de novembro, em entrevista dada ao Correio da Manhã, Alexandre Mestre desmentiu estas declarações, mas a Lusa manteve-as.

Miguel Relvas, ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares

A 16 de novembro de 2011, a oposição pediu a Relvas para comentar as declarações de Alexandre Mestre. A resposta foi esta:

"Quem entende que tem condições para encontrar [oportunidades] fora do seu país, num prazo mais ou menos curto, sempre com a perspectiva de poder voltar, mas que pode fortalecer a sua formação, pode conhecer outras realidades culturais, [isso] é extraordinariamente positivo", declarou.

"Nós temos hoje uma geração extraordinariamente bem preparada, na qual Portugal investiu muito. A nossa economia e a situação em que estamos não permitem a esses activos fantásticos terem em Portugal hoje solução para a sua vida activa. Procurar e desafiar a ambição é sempre extraordinariamente importante", prosseguiu Relvas.

Mas as intervenções de Miguel Relvas sobre a emigração continuaram.

Diário de Notícias, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades