FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Portugueses criam rádio para tentar unir comunidade na Irlanda do Norte
2012-12-19
Um grupo de portugueses na Irlanda do Norte criou uma rádio na internet para tentar unir as comunidades lusófonas naquela região, disse um dos promotores à agência Lusa.

Daniel Gouveia referiu existir distanciamento geográfico e cultural entre os portugueses, brasileiros, africanos e timorenses, pelo que tentam refletir esta diversidade no tipo de música transmitida.

Lançada a 01 de dezembro, revelou Daniel Gouveia, a Rádio Portugal FM (http://www.radioportugalfm.com) transmite de segunda a sexta-feira entre as 09:30 e as 03:00 horas.

Instalada em Portadown, 50 quilómetros a sudoeste de Belfast, a rádio tem como próximo objetivo obter uma frequência para chegar a outras localidades com muitos portugueses, como Cookstown, Dungannon, Craigavon e Lisburn.

"Já temos alguma publicidade de comércio português, mas queremos também anunciantes locais", afirmou à agência Lusa.

Para tentar alargar a audiência, pretendem transmitir alguns concertos em direto de grupos norte-irlandeses e ter alguns programas em inglês a partir do início de 2013.

Daniel Gouveia, que foi candidato (derrotado) nas eleições locais de 2011 e tem um gabinete de assistência à comunidade portuguesa, diz continuarem a chegar muitos compatriotas.

Embora alguns consigam empregos, em fábricas de processamento de carnes ou outros trabalhos menos qualificados, muitos vivem de apoios sociais, referiu.

"Quase todas as semanas tenho clientes a pedir informações para amigos ou familiares com dificuldades em Portugal", contou.

Graças às ajudas sociais, ali "conseguem sobreviver", mesmo continuando no desemprego, garante Daniel Gouveia.

Segundo as próprias estimativas, o número de portugueses na Irlanda do Norte deverão rondar as quatro mil pessoas, o dobro do número de 2004.

BM // PMC

Msn Notícias, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades